Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

EUA limitam venda de tecnologia para fabricante chinês de semicondutores

Os Estados Unidos anunciaram hoje restrições nas vendas de tecnologia para um fabricante chinês de semicondutores, apontando motivos de segurança nacional, numa altura em que Washington tenta travar as ambições chinesas para o setor tecnológico.

EUA limitam venda de tecnologia para fabricante chinês de semicondutores
Notícias ao Minuto

07:30 - 30/10/18 por Lusa

Tech Jinhua

Os entraves impostos às compras pela firma Fujian Jinhua Integrated Circuit Co. refletem as preocupações da Casa Branca com a competição chinesa, que ameaça o domínio dos EUA nos setores de alto valor agregado e os fornecedores de tecnologia norte-americanos.

Pequim está a investir milhares de milhões de dólares para formar fabricantes de 'chips' como a Jinhua, visando transformar o país em líder global nos setores robótica ou inteligência artificial.

Os EUA consideram que a estratégia de Pequim viola os seus compromissos em abrir o mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às firmas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

Washington está ainda apreensivo com a erosão da liderança dos EUA no setor.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou já taxas sobre um total de 250 mil milhões de dólares (212 mil milhões de euros) de importações oriundas da China, visando pressionar o país a recuar nos seus planos.

A Jinhua está a obter "capacidade de produção substancial" para circuitos integrados, possivelmente recorrendo a tecnologia norte-americana, o que "ameaça a longo termo a viabilidade económica dos fornecedores dos EUA destes componentes essenciais para os sistemas militares" dos Estados Unidos, lê-se no comunicado do Departamento do Comércio.

A empresa passou a fazer parte da "Lista de Entidades" que são obrigadas a requerer uma licença para compra de software, tecnologia e matérias-primas. A mesma nota avisa que aqueles pedidos serão "revistos com o pressuposto de recusa".

"Isto vai limitar a habilidade [da Jinhua] para ameaçar a cadeia de fornecimento de componentes essenciais aos nossos sistemas militares", justifica o secretário do Departamento de Comércio, Wilbur Ross.

A Jinhua está já envolvida numa disputa judicial com o fabricante de 'chips' norte-americano Micron Technology Inc., que acusa a firma chinesa de usurpar a sua tecnologia.

O Micron processou a Jinhua, em dezembro passado, num tribunal federal no estado da Califórnia. No mês seguinte, a Jinhua processou a empresa norte-americana num tribunal chinês e obteve ordem para bloquear as vendas de alguns produtos do Micron.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório