Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Facebook encerra rede de 'fake news' no Brasil

Apesar do controlo na rede social, a app de mensagens WhatsApp continua a ser o principal veículo para a disseminação de desinformação.

Facebook encerra rede de 'fake news' no Brasil

Fiel à sua palavra, o Facebook está a tentar controlar a disseminação de ‘fake news’ na sua rede social, tendo encerrado uma rede dedicado à prática de disseminar informação falsa no Brasil composta por 68 páginas e 43 contas.

Diz o Facebook que a rede pertencia a uma única empresa de marketing, de nome Raposo Fernandes Associados (RFA). A empresa gerava conteúdo com informação falsa de modo a levar os utilizadores para outros sites, nos quais cada clique gerava receita monetária. O encerramento desta rede surge a poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais, que tem lugar este domingo, dia 28.

Apesar da vigilância e controlo reforçados do Facebook, diz a Reuters que grande parte da disseminação de notícias falsas continua a ter lugar no WhatsApp. De acordo com a publicação norte-americana Washington Post, dois terços da população brasileira usa o WhatsApp, o que torna a app de mensagens encriptada o veículo perfeito para partilhar correntes de publicações falsas que semeiem incerteza e informação errada.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório