Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mate 20 Pro é oficial. Venha conhecer o novo topo de gama da Huawei

A Leica volta a ter destaque no novo topo de gama da fabricante chinesa.

Notícias ao Minuto

14:00 - 16/10/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

Depois de ser a primeira no mercado a lançar smartphones com câmara dupla (P9) e câmara tripla (P20 Pro), a Huawei quer claramente continuar a puxar os limites do que é possível fazer com a câmara fotográfica de um smartphone.

Na apresentação que a Huawei fez hoje em Londres – na qual o Tech ao Minuto marcou presença - a câmara volta a ser claramente uma das grandes apostas da Huawei para o Mate 20 Pro, uma em que a Leica a mostrar-se como uma ajuda valiosa para a fabricante chinesa. Com um total de 40MP, não será difícil perceber aquilo a que o Mate 20 Pro se propõe.

A aposta na Inteligência Artificial (IA) também regressa em força com o Mate 20 Pro. O novo processador Kirin 980 inclui não um mas sim dois chips neurais, os quais estão encarregues de toda a ‘magia’ que ajuda este novo smartphone da Huawei a ser rápido, flexível e poderoso. Serve também dizer que o Kirin 980 é também o primeiro processador integrado num Android de 7 nanómetros, o que torna o Mate 20 Pro um dos dispositivos móveis mais poderosos deste final de ano.

Mas vamos por partes. Começando pelo design, a Huawei prestou atenção à forma como desenhou o Mate 20 Pro, procurando torná-lo mas ergonómico e confortável de usar. O ecrã desempenha um importante papel no conforto, com o ecrã OLED de 6.39 polegadas a contribuírem para visualização de vídeos. O entalhe continua presente, ainda que mais pequeno que os iPhones deste ano.

A grande novidade do ponto de vista do design é mesmo o sensor de impressões digitais integrado no ecrã que, de acordo com a Huawei, permite desbloquear o smartphone mais rapidamente que no dispositivo antecessor.

Sendo o Mate 20 Pro um topo de gama de 2018, a face traseira é composta por vidro mas, desta feita, apresenta uma superfície mais rugosa para impedir que o smartphone deslize. Este pormenor torna o visual do Mate 20 Pro mais identitário, com as cinco cores disponíveis – Emerald Green (verde), Mignight Blue (azul), Black (preto), Pink Gold (rosa dourado) e Twilight – a representarem um ‘toque final’ para tornar este dispositivo mais elegante.

Apesar das recorrentes fugas de informação das últimas semanas, a Huawei ainda tinha uma surpresa preparada. Falamos do cartão de memória nano proprietário da Huawei, o qual pode ser usado em vez de um segundo cartão SIM. Isto permite aos utilizadores reaproveitarem uma funcionalidade que de outra forma não aproveitariam, tendo assim acesso a maior espaço de armazenamento.

A bateria tem sido uma das grandes qualidades dos smartphones da Huawei e no Mate 20 Pro volta a ser melhorada. Este topo de gama apresenta uma bateria de 4,200mAh, mais capacidade que deverá ser bem útil para os utilizadores. Mais ainda, a Huawei equipou o Mate 20 Pro com uma melhor tecnologia de carregamento rápido, a qual a fabricante chinesa apelida de Lightning Speed Charge, que permite carregar o dispositivo a 40W. Pela primeira vez num smartphone da Huawei, está incluído carregamento sem fios por 15W, uma funcionalidade útil tornada ainda mais útil pela possibilidade de carregar outros dispositivos compatíveis em cima deste smartphone.

Como referimos anteriormente, a câmara tripla do Mate 20 Pro certificada pela Leica volta a ser um dos pontos fortes. A Huawei concentrou-se especialmente em melhorar a forma como a câmara capta imagens em ambientes de luminosidade mais fraca. Com nova tecnologia Super HDR a Huawei também prestou atenção a personalizar as cores originais para o melhor resultado possível. O efeito de profundidade ‘bokeh’ também pode ser personalizado, com os utilizadores a poderem criar efeitos específicos para dar um ‘toque’ mais original às fotografias.

A lenta ampla de um dos três sensores representa uma melhoria considerável no que diz respeito a fotografia em smartphones, permitindo ao Mate 20 Pro captar uma área maior que em outros dispositivos. Quem gostar de tirar fotografias debaixo de água também o poderá fazer com o Mate 20 Pro uma vez que este smartphone tem certificação IP68.

A IA foi novamente colocada ao serviço da câmara fotográfica. Com o Mate 20 Pro é possível criar efeitos específicos que, por exemplo, colocam o fundo da fotografia a preto e branco e mantém a cor do objeto.

A câmara frontal também foi alvo de atenção. Esta câmara tem um total de 24MP e está ainda equipada com tecnologia que permitiu à Huawei integrar um sensor de reconhecimento facial mais evoluído que leva em conta todos os pormenores da face do utilizador. Esta câmara também pode ser usada para fazer ‘scan’ a objetos, os quais podem depois ‘ganhar vida’ com uma série de animações aplicadas pela IA do Mate 20 Pro.

O Mate 20 Pro conta claro com o EMUI 9 como sistema operativo, sendo esta versão inspirada no Android 9 Pie da Google. Isto significa que o utilizador continuará a ter acesso a todas as novidades incluídas no sistema operativo da tecnológica de Mountain View, ainda que com alguns ‘toques’ adicionais da Huawei. Com a perda do botão Home a Huawei aproveitou para introduzir gestos de navegação no ecrã, tendo atenção para os tornar compatíveis com a mão direita ou esquerda. Tendo

A IA e a câmara também foram aproveitadas para uma nova funcionalidade de nome 3D Modeling Calorie Calculation, a qual permite ter um cálculo aproximado de calorias de um prato simplesmente apontado a câmara do Mate 20 Pro.

No que diz respeito ao lançamento, o Huawei Mate 20 Pro estará disponível no dia 16 de outubro por 1049 euros, existindo apenas uma versão de 6GB de RAM e 128 GB.

[Notícia atualizada às 18:23]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório