Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Amazon: Robot criado para contratar discriminou mulheres

O falhanço do projeto terá estado relacionado com a ‘base de aprendizagem’ da IA.

Amazon: Robot criado para contratar discriminou mulheres
Notícias ao Minuto

11:55 - 11/10/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Projeto

A Amazon decidiu criar uma Inteligência Artificial (IA) de modo a acelerar o processo de recrutamento para a empresa, não contando todavia que esta IA começasse a discriminar contra mulheres que enviassem as suas candidaturas.

Conta a Reuters que uma equipa de engenharia criou uma IA que, depois de alimentada com currículos submetidos por candidatos anteriores para reunir palavras-chave e capacidades necessárias, teria de navegar pela internet em busca de candidatos viáveis. A ideia era poupar tempo, permitindo à equipa obter os melhores candidatos de um determinado número de currículos.

A equipa percebeu todavia que a IA em questão não propunha mulheres como candidatas, o que foi resultado da ‘base de aprendizagem’ que teve tendo em conta que a esmagadora maioria dos currículos que ‘estudou’ era de homens e não de mulheres. A IA determinou então que os homens eram candidatos preferenciais a mulheres.

Mesmo depois de fazer alterações à IA, os engenheiros da Amazon não conseguiram ter a certeza se daí para a frente outros candidatos seriam discriminados, preferindo entretanto abandonar o desenvolvimento do projeto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório