Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Google recorre da multa recorde imposta pela União Europeia

O grupo norte-americano Google anunciou hoje que recorreu contra a multa recorde de 4,34 mil milhões de euros, imposta em julho pela União Europeia (UE) por abuso de posição dominante do sistema de exploração para "smartphones Android".

Google recorre da multa recorde imposta pela União Europeia
Notícias ao Minuto

21:07 - 09/10/18 por Lusa

Tech Al Verney

"Nós recorremos contra a decisão da Comissão Europeia sobre "Android" no Tribunal da União Europeia", declarou o porta-voz da Google Al Verney, num 'email' enviado à AFP.

Em 18 de julho, a Comissão Europeia aplicou uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android.

Esta sanção visava punir a Google por violação das regras 'anti-trust' (de concorrência) da União Europeia (UE) pela posição dominante do seu sistema operativo para 'smartphones', Android, de modo a garantir a predominância das suas próprias aplicações -- com destaque para o serviço de navegação Chrome.

O valor da multa ultrapassa o anterior recorde, de 2,42 mil milhões, também atribuída à Google em junho de 2017 por favorecimento do serviço de comparação de preços 'Google Shopping' em relação aos seus concorrentes.

O sistema de exploração Android é utilizado por 80% dos aparelhos na Europa e em todo o mundo, sendo o também gigante Apple a principal exceção.

O recurso pode tardar anos a ser julgado pela justiça europeia.

O tribunal da UE, composto de pelo menos um juiz por Estado-membro, é uma das duas jurisdições do Tribunal de Justiça da UE, cuja sede é no Luxemburgo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório