Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

O torrent ativo mais antigo do mundo já tem 15 anos

O ficheiro em questão é um filme de nome ‘The Fanimatrix’ feito por fãs de ‘The Matrix’ com um orçamento de apenas 800 dólares.

O torrent ativo mais antigo do mundo já tem 15 anos

Os torrents são muitas vezes associados diretamente a pirataria mas o torrent ativo mais antigo do mundo mostra bem como este método de partilha de ficheiros pode ser benéfico para autores e potenciais consumidores de conteúdo. Falamos do ‘The Fanimatrix’, um filme feito por fãs de ‘The Matrix’ lançado no BitTorrent a 28 de setembro de 2003.

Com o YouTube e a Netflix a ainda serem realidades distantes, os criadores do projeto tiveram de recorrer ao BitTorrent para distribuir o seu projeto, que teve um orçamento total de 800 dólares (cerca 689 euros). Sem orçamento restante para distribuição, os responsáveis pelo projeto tiveram de encontrar outra solução mais barata, optando assim pela plataforma de partilha de torrrents.

O sucesso de ‘The Fanimatrix’ foi assim garantido, com a equipa a ter verificado 70 mil descarregamentos em apenas uma semana. Feitas algumas contas por alto, a equipa verificou que poupou cerca de 550 mil dólares em contas de internet só no primeiro mês.

“O facto de as pessoas continuarem a ‘semear’ [o filme] durante todos estes anos faz-nos sentir bem. Apesar de suspeitar que muitas das pessoas que o fazem agora é porque querem ajudar a manter vivo o torrent ativo mais antigo. O que só por si é muito fixe”, contou ao TorrentFreak um dos responsáveis pelo projeto, Sebastian Kai Frost.

[Notícia atualizada às 10:01]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório