Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

UE dá luz verde ao desenvolvimento de supercomputadores

Os ministros da Ciência da União Europeia (UE) deram hoje, em Bruxelas, luz verde ao desenvolvimento de supercomputadores com a criação de uma empresa comum europeia para a computação de alto desempenho.

UE dá luz verde ao desenvolvimento de supercomputadores
Notícias ao Minuto

11:30 - 28/09/18 por Lusa

Tech Conselho

Segundo um comunicado do Conselho da UE, esta empresa supervisionará a partilha de recursos na Europa, a fim de desenvolver supercomputadores destinados ao tratamento de mega dados.

Os computadores de alto desempenho são considerados fundamentais para a investigação e para a digitalização da indústria e a economia dos dados.

A empresa comum europeia para a computação de alto desempenho ("EuroHPC"), que deverá começar a funcionar o mais tardar no início de 2019, assumirá a forma de uma parceria público-privada e proporcionará aos seus membros um quadro jurídico, contratual e organizacional.

A empresa comum EuroHPC será financiada a partir de várias fontes: o orçamento geral da UE, contribuições individuais dos Estados-membros participantes, países terceiros participantes e investimento privado.

A contribuição financeira do orçamento geral da UE ascenderá a 486 milhões de euros: 386 milhões do programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020 e 100 milhões do programa do Mecanismo Interligar a Europa.

A empresa comum ficará aberta à participação de novos membros, exercerá a sua atividade até ao final de 2026 e terá sede no Luxemburgo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório