Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Tem conta no Facebook? Saiba qual destas 20 personalidades é a sua

Do Informer ao Voyeur, passando pelo Hater, um estudo da PSE identificou recentemente uma montra de 20 personalidades presentes na rede social Facebook. E a sua sabe qual é?

Tem conta no Facebook? Saiba qual destas 20 personalidades é a sua
Notícias ao Minuto

23:17 - 20/09/18 por Ana Lemos

Tech Estudo

Há os que fazem muitas e frequentes publicações, os que nunca têm nada positivo a dizer, os que gostam de passar despercebidos, os que só gostam de páginas de viagens e aqueles que só procuram ‘pechinchas’. E você, sabe qual é o seu perfil no Facebook? Talvez não soubesse, mas esta rede social é uma verdadeira montra de personalidades.

Ao todo, concluiu um estudo recente elaborado pela PSE - Produtos e Serviços de Estatística e a que o Tech ao Minuto teve acesso, são 20 as personalidades diferentes que ‘passeiam’ pelo Facebook.

Durante “um ano” e com o objetivo de ajudar as empresas a captar o interesse dos utilizadores da rede social, a PSE analisou “670 mil seguidores de mais de 300 marcas, em oito setores de atividade (Automóvel, Banca, Media, Retalho, Saúde, Seguros, Transportes e Turismo). E foi dessa pesquisa que “resultou a identificação de 20 perfis de comportamento”.

De entre as 20 personalidades digitais destaca-se o Influencer, “aquele que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos utilizadores”. Há também o Informer, que “faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas” ou o Cool & Happy, “aquele que tem apenas comentários positivos” e que se distingue do Hater que “nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook”.

A juntar a estes, encontramos também “aquele que se interessa por diferentes áreas e pesquisa sobre bastantes indústrias e marcas”: o Voyeur. O que “comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre positiva (Brand Lover), ou ainda o que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada, o Sleepless”.

Já o Adventurer “foca-se bastante nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, com especial enfoque nos temas de automóvel e de viagens”, ao passo que o  Bargain Hunter “usa o Facebook para procurar promoções e passatempos para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo”.

O Debater “interage muito no Facebook, havendo muitos com ele com especial interesse pela área dos Media”, o Digital Consumer interessa-se “por diversas marcas, sobretudo no âmbito digital”, enquanto o Life Styler, “interage com alguma frequência e mostra especial interesse em páginas de Media dedicadas a temas femininos, de sociedade e saúde”.

Ainda mais presente, o  Fast “comenta muitas vezes e com curtos períodos de intervalo, estando muito atento ao Facebook”, enquanto o Observer raramente faz comentários.

Aquele que usa esta rede social para procurar e consultar insights sobre uma área e marca específica é o Insight Seeker, havendo ainda o que é muito fiel à sua marca favorita, apenas comentando nessa página (Loyal Participant) e o que, pelo contrário, comenta muitas marcas, mas todas do mesmos setor de atividade (Industry Follower)

A fechar a lista falamos do Prime Time Follower, “aquele que comenta no Facebook durante a noite, depois do jantar e antes de se deitar, sobretudo numa área específica”, o Motorhead, “que mostra especial interesse por páginas que abordam temas relacionados com motas e automóveis”, e o Traveler, que “se interessa maioritariamente por páginas de viagens”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório