Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Astronautas expostos a alto nível de radiação em eventual viagem a Marte

Os astronautas de uma futura viagem a Marte estarão expostos, na ida e volta ao planeta vermelho, a cerca de 60% do total de radiação recomendada para toda a sua carreira profissional, refere um estudo divulgado hoje.

Astronautas expostos a alto nível de radiação em eventual viagem a Marte
Notícias ao Minuto

20:33 - 19/09/18 por Lusa

Tech Estudo

A Agência Espacial Europeia (ESA) chegou a esta conclusão, que apresentou hoje no Congresso Europeu de Ciências Planetárias EPSC), que está a decorrer esta semana em Berlim, após analisar dados recolhidos por satélites da missão ExoMars, um projeto em que também participa a agência espacial russa Roscosmos.

No espaço, sem o forte campo magnético da Terra e sem atmosfera, o incessante bombardeamento de raios cósmicos "tem o potencial de causar sérios danos aos humanos", indicou a ESA, em comunicado.

Esta exposição, muito maior do que a dos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional, eleva o risco de cancro, além de deixar sequelas no sistema nervoso central e provocar enfermidades degenerativas, segundo a ESA.

"Um dos fatores básicos na planificação e desenho de uma missão tripulada de longa duração a Marte é calcular os riscos derivados da radiação", explicou Jordanka Semkova, da Academia de Ciências búlgara.

O Congresso Europeu, que começou no domingo e termina na sexta-feira, atraiu cerca de um milhar de cientistas, que apresentarão mais de 1.250 comunicações.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório