Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Tomb Raider'. Veja a evolução de Lara Croft nos últimos 22 anos

É lançado esta sexta-feira o mais recente jogo da icónica protagonista.

Nunca conversa sobre séries e personagens icónicas na indústria dos videojogos é frequente que alguém aponte ‘Tomb Raider’ e a sua protagonista, Lara Croft. Já com mais de 20 anos de história, chega ao mercado esta sexta-feira, dia 14, o mais recente título da série – ‘Shadow of the Tomb raider’ – que encerrará a trilogia que procurou mostrar o desenvolvimento da personagem.

Desde 2013 que os jogadores puderam ver como é que Lara Croft passou de uma estudante de arqueologia a uma impetuosa e determinada exploradora. Não obstante, esta é uma transformação que já vem a acontecer há algum tempo, com a personagem de Lara Croft a ter sofrido já diversas abordagens.

Quando foi lançado em 1996, ‘Tomb Raider’ era um dos poucos jogos a ter uma mulher como protagonista. O que era suposto ser uma personagem feminina forte acabou por ser sexualizada em favor de vendas (asta uma pesquisa rápida para perceber isso), uma abordagem que acabou por se estender par aos jogos seguintes.

Com a entrada nos anos 2000 a personagem acabou por ser ligeiramente alterada sem nunca se afastar, todavia, da imagem sexualizada que tornou a personagem conhecida. Foi só com o ‘reboot’ de 2013 – simplesmente chamado de ‘Tomb Raider’ – que os produtores deram à personagem uma oportunidade de se afirmar de outra forma.

Independente dos seus pontos fortes e fracos, as últimas três aventuras de Lara Croft cumprem o objetivo que se impunha desde que a protagonista se estreou nos videojogos, mostrando uma personagem mais madura e com mais profundidade mas que retém ainda assim toda a mística do seu nome e da série que representa.

É para marcar o lançamento de ‘Shadow of the Tomb Raider’ que, na galeria acima’ poderá ver a evolução de Lara Croft ao longo dos últimos 22 anos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório