Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Redes sociais são vulneráveis a uso indevido e corrupção"

Jack Dorsey do Twitter e Sheryl Sandberg do Facebook foram ouvidos perante o Senado dos EUA.

"Redes sociais são vulneráveis a uso indevido e corrupção"

Foi durante o dia de ontem que o CEO do Twitter, Jack Dorsey, e a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, foram ouvidos no Senado dos EUA a propósito de alegadas influências estrangeiras nas respetivas plataformas digitais.

Dorsey fez questão de assinalar que “não está orgulhoso da forma como o câmbio aberto e livre [do Twitter] foi transformado numa arma” e Sandberg voltou a admitir que o Facebook “foi lento a agir” depois das interferências estrangeiras nas eleições dos EUA. Mas nem a admissão de culpa livrou os executivos responsáveis por duas das maiores redes sociais de serem alvos de críticas.

“Temos descoberto sobre o potencial sem limites para o bem das redes sociais mas também descobrimos o quanto as redes sociais são vulneráveis a uso indevido e corrupção”, apontou o responsável pelo comité de inquérito, o senador Richard Burr. O senador assinalou ainda a forma como as redes sociais têm sido usadas para incitar violência e causar o caos como resultado da disseminação de desinformação.

Diz a Time que durante a audiência ficou clara a desconfiança dos senadores em relação às duas tecnológicas, pelo que poderá haver novidades em breve na foram como as plataformas são geridas. “Estou cético que consigam lidar verdadeiramente com os desafios por vocês próprios. Acredito que o Congresso terá de agir”, apontou o senador Mark Warner, abrindo portas a uma regulação das redes sociais por via de novas leis.

Esta é uma possibilidade à qual o CEO Jack Dorsey está aparentemente recetivo, afirmando que “o que funcionou há 12 anos atrás, não funciona hoje em dia”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório