Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Confiaria num carro com 'olhos'? A Jaguar acha que sim

A ideia é que o cruzar de olhares junto a uma passadeira ajude os peões a saberem que o carro está atento.

Um dos grandes desafios dos carros com condução autónoma será gerar confiança junto dos humanos, nomeadamente dos peões que terão de interagir nos espaços públicos com estes veículos. Será que se sentirão seguros para passar a passadeira quando sabem que se aproxima um carro autónomo? Esta é apenas uma das dúvidas com que se debatem as empresas que estão a desenvolver esta tecnologia.

Uma delas é a Jaguar Land Rover que acredita ter descoberto uma solução para este problema. Como mostra o DesignBoom, esta empresa acredita que integrar um par de olhos virtuais num veículo autónomo será suficiente para dar mais confiança aos peões, sobretudo quando houver um cruzar de olhos entre carro e ser humano.

“É natural olhar para o condutor do veículo que se aproxima antes de atravessar a estrada. Perceber como isto se traduz para o mundo automatizado de amanhã é importante. Queremos saber se é benéfico providenciar aos humanos esta informação sobre as intenções do veículo ou simples fazer saber ao peão se foi reconhecido para aumentar a confiança”, explica o gestor da investigação sobre mobilidade futura da Jaguar Land Rover, Pete Bennett.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório