Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal em destaque lá fora por serviços digitais prestados pelo Estado

Em dois anos, Portugal passou de 38.º para 29.º lugar no United Nations E-Government Survey 2018, o Inquérito Mundial das Nações Unidas sobre os serviços digitais prestados pelo Estado. Em destaque está, por exemplo, o Programa Simplex+.

Portugal em destaque lá fora por serviços digitais prestados pelo Estado
Notícias ao Minuto

20:03 - 22/08/18 por Ana Lemos

Tech E-Government

Portugal subiu nove lugares no Inquérito da ONU sobre E-Government. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pelo gabinete da ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

“No espaço de dois anos, Portugal passou de 38.º para 29.º lugar no United Nations E-Government Survey 2018, o Inquérito Mundial das Nações Unidas sobre os serviços digitais prestados pelo Estado”, destaca o documento.

Segundo o inquérito, o nosso país é um “bom exemplo de modernização dos serviços públicos”, com particular destaque para a rede de Lojas de Cidadão e o Programa Simplex+, além de que fazemos parte de um grupo de “11 países que conseguiram entrar no Grupo de Elevado Desempenho”.

Pode ainda ler-se no comunicado das Nações Unidas que, salienta o Governo, o alargamento da rede de Espaços Cidadão merece ser elogiado por representar uma boa solução para “combater a exclusão digital”.

O estudo United Nations E-Government Survey realiza-se desde 2001, com o objetivo de avaliar o nível de capacidade de resposta dos serviços digitais públicos em todos os 193 Estados-Membros da ONU.

Em análise estão variáveis como os Serviços Digitais Públicos disponibilizados aos cidadãos e empresas, as Infraestruturas de Telecomunicações existentes no país, e as Competências do Capital Humano, bem como o grau de utilização dos serviços digitais pelos cidadãos. Relativamente a esta última categoria, a ministra Maria Manuel Leitão Marques destaca que Portugal também registou “uma subida, passando do 50º para o 30º lugar”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório