O Facebook vai avaliar se os seus utilizadores são ou não de confiança

A rede social confirmou que o sistema avalia os utilizadores numa escala de zero a um.

Notícia

© reuters

Miguel Patinha Dias
22/08/2018 10:03 ‧ 22/08/2018 por Miguel Patinha Dias

Tech

Denúncia

A gestora de produto do Facebook, Tessa Lyon, confirmou em entrevista ao The Washington Post que a rede social avalia se os seus utilizadores são ou não de confiança. Apesar desta confirmação, a executiva não revela os critérios que levam à determinação se a rede social pode confiar num utilizador específico, apontando que se o fizesse estaria a colocar o sistema em causa.

Apesar disso, Lyon revela que o sistema de avaliação de confiança tem uma escala de zero a um e leva em conta se alguém costuma denunciar publicações. Esta é a única métrica conhecida deste sistema e, ainda assim, não nos permite saber como a confiança é verificada.

Denunciar uma publicação por ser falsa não significa que alguém comece a ser tido como alguém de confiança pelo Facebook, até porque essa denúncia pode ser apenas motivada por divergência ideológica. “Gosto de fazer a piada que, se as pessoas denunciassem apenas as coisas que eram mesmo falsas, este trabalho seria tão fácil! As pessoas costumam denunciar coisas apenas porque discordam com elas”, explicou Lyon.

Apesar de o sistema continuar um mistério, nota o The Next Web que a revelação da existência desta iniciativa está com certeza relacionada com a aproximação das eleições intermediárias nos EUA. Com a polémica resultantes das eleições presidenciais de 2016 e das múltiplas acusações de o Facebook ter ajudado a um resultado alegadamente manipulado, não admira que a tecnológica queira prevenir uma situação semelhante.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas