Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo revela que crianças podem ser influenciadas por robots

A possibilidade de robots virem a ser encontrados em espaços sociais torna este estudo preocupante.

Estudo revela que crianças podem ser influenciadas por robots

Um estudo levado a cabo por investigadores da Alemanha e do Reino Unido revela que as crianças são facilmente influenciáveis por robots, seguindo as suas direções mesmo quando sabem que estão incorretos.

A investigação consistiu em colocar três robots em frente a dois ecrãs e, enquanto um dos ecrãs mostrava uma única linha, o outro mostrava três linhas de tamanhos diferentes. Conta o BGR que a tarefa era apontar qual das três linhas do segundo ecrã tinha o mesmo tamanho da linha do primeiro ecrã.

Os robots foram programados para darem a resposta incorreta na maior parte do tempo e tiveram de seguida a companhia de humanos adultos, os quais não se deixaram influenciar pelas respostas incorretas. O mesmo pensamento independente não ser verificou em crianças entre os 7 e os 9 anos que, mesmo quando acertaram nas respostas, seguiram 75% das vezes as respostas erradas dos robots.

“Isto revela oportunidades mas também preocupações no uso de robots sociais em secções mais novas e vulneráveis da sociedade, ainda que a conformidade seja benéfica, o uso indevido e o potencial impacto de desempenho erróneo não podem ser ignorados”, pode ler-se nas conclusões do estudo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório