Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

NASA adiou para amanhã lançamento da sonda solar Parker

As duas tentativas para lançar a sonda este sábado foram adiadas e a agência espacial vai fazer nova tentativa amanhã.

NASA adiou para amanhã lançamento da sonda solar Parker
Notícias ao Minuto

10:22 - 11/08/18 por Fábio Nunes com Lusa

Tech Espaço

Afinal não foi hoje que a NASA lançou a sonda Parker na sua missão para explorar a superfície do Sol. A sonda deveria ter sido lançada nas primeiras horas deste sábado no Cabo Canaveral, na Flórida, aproveitando uma janela de tempo de 65 minutos definida pela agência espacial e que começou às 3h33 locais (8h33 em Portugal Continental). Mas como adianta a CNN, as duas tentativas realizadas pela agência espacial foram adiadas devido a problemas de pressão relacionados com as botijas de hélio, verificados minutos antes da descolagem.

O lançamento da sonda solar foi assim adiado para este domingo para as 3h31 locais. Caso os problemas persistam, a tentativa seguinte irá acontecer na segunda-feira.

Caso o lançamento não se concretize até aí, ainda há um janela para um lançamento bem sucedido até ao dia 23 de agosto. Este período de tempo é considerado determinante porque a sonda vai depender da gravidade de Vénus para a colocar na direção certa para o Sol.

Seis semanas depois do lançamento, a sonda Parker vai encontrar pela primeira vez a gravidade do planeta Vénus, que vai servir para abrandar a sua velocidade e orientá-la no caminho certo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório