Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Galaxy Note 9: Fique a conhecer o novo topo de gama da Samsung

Inúmeras fugas de informação e imagens ‘vazadas’ depois, a Samsung mostrou oficialmente o seu novo topo de gama.

Conforme prometido, a Samsung mostrou hoje num evento ‘Unpacked’ o seu próximo topo de gama, o Galaxy Note 9. O responsável pela divisão mobile da tecnológica sul-coreana, DJ Koh, apontou que este é o “smartphone mais poderoso do mundo” da empresa e, tendo em conta as especificações, é difícil negá-lo.

Apesar das especificações impressionantes, este parece ser um modelo relativamente conservador da Samsung. Sim, o design continua a ser tão apelativo como quando foi estreado no Galaxy S8. O ecrã Infinity Super AMOLED de 6.4 polegadas continua a ser belo de se olhar e um prazer de se utilizar mas, quase dois anos depois, é natural que os seguidores da Samsung já esperam novidades no que diz respeito ao design.

Mesmo a face traseira é conservadora, com uma câmara dupla (com dois sensores de 12 MP) ao centro orientada na horizontal e o sensor de impressões digitais ao centro, isso sim uma novidade em relação ao antecessor o tinha posicionado do lado direito.

Ainda assim, a Samsung não quis perder a oportunidade de lançar o Galaxy Note 9 em quatro cores diferentes, sendo elas preto, azul, lavanda e cobre. Tudo para responder à noção de estilo dos utilizadores.

As grandes novidades do Galaxy Note 9 parecem estar mesmo no interior, sobretudo no que diz respeito à bateria de 4,000mAh (suficiente para um dia de carga) mas também nos 128GB (+ 6GB RAM) e nos 512GB (+ 8GB RAM) de armazenamento interno. O foco da Samsung nas especificações foi para o gaming, com o CEO da Epic Games, Tim Sweeney a ter subido ao palco.

A escolha de Sweeney não foi por acaso. A Epic Games é a produtora responsável por 'Fortnite', sem dúvida a grande sensação de hoje em dia nos videojogos e, conforme apontavam os rumores, foi lançado no sistema Android no próprio evento. Os utilizadores de smartphones Galaxy são os primeiros a serem convidados para a beta pública pelo que, se for detentor de um dispositivo destes, poderá querer aproveitar.

Para que o Galaxy Note 9 esteja preparado para as exigências dos jogadores, a Samsung integrou no topo de gama colunas da AKG e um sistema de arrefecimento mesmo para as situações mais caricatas. Tudo para que o Galaxy Note 9 esteja à altura das expetativas em todas as alturas.

E falando em estar à altura das expetativas, o Galaxy Note 9 tem uma nova "câmara inteligente" que consegue analisar uma fotografia, perceber se há defeitos (alguém de olhos fechados) e notificar automaticamente o utilizador.  No que diz respeito à câmara, a Samsung transformou a caneta S Pen num controlo remoto para que ajuda  tirar fotografias. Com a integração de ligação Bluetooth, basta pressionar o botão da caneta para tirar uma fotografia com o Galaxy Note 9 mais distante.

A caneta S Pen terá um papel bem mais relevante no Galaxy Note 9, com a Samsung a permitir que os developers tirem partido das capacidades da caneta para as suas aplicações. 

É neste ponto que a Samsung aproveitou para mostrar o novo DeX, o qual poderá ser ativado apenas com uso de um cabo. Ao ligar o Galaxy Note 9 a um computador, os utilizadores do smartphone poderão ligá-lo a um monitor, aproveitando o ecrã maior para se tornarem mais produtivos e eficientes.

O assistente digital da Samsung, o Bixby, não faltou à 'chamada' e teve direito a uma demonstração em palco. A Samsung fez questão de notar que o Bixby está mais preparado para conversas, conseguindo recordar-se das pesquisas para uma experiência mais pessoal.

O Galaxy Note 9 estará disponível a partir do dia 24 de agosto e, no que diz respeito a preço, não deverá andar longe dos 1.029,99 euros adiantados pela operadora NOS. Já a versão de 512GB está disponível por 1.259,99 euros no site da MediaMarkt. Acima pode encontrar imagens oficiais do novo topo de gama da Samsung

[Em atualização]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório