Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Investigação: Facebook deve proteger jornalismo de interesse público

O objetivo da organização sem fins lucrativos é que a rede social altere as suas regras para facilitar a vida aos jornalistas e respetivas investigações.

Investigação: Facebook deve proteger jornalismo de interesse público

Um grupo de investigadores pertencentes ao Knight First Amendment Institute enviou uma carta ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para que este altere os termos de utilização da rede social de modo a criar um “porto seguro” para investigações relacionadas com redes sociais e jornalismo de interesse público.

Para o grupo da organização sem fins lucrativos, é necessário “compreender melhor como as decisões dos humanos e algoritmos do Facebook estão a influenciar o discurso público e a dar forma à nossa democracia”. “O Facebook deve levantar as restrições que impedem os jornalistas e investigadores digitais de estudarem as forças dentro da sua plataforma”, apontou o diretor executivo do Knight Institute, Jameel Jaffer, de acordo com o The Verge.

No mesmo comunicado, Jaffer aponta a necessidade destas investigações serem conduzidas ao mesmo tempo que se “protege a privacidade dos utilizadores do Facebook e a integridade da plataforma do Facebook”.

Em reação, a tecnológica emitiu um comunicado onde reconhece o “papel crítico” que os jornalistas e investigadores desempenham na sociedade e afirma que já oferece “ferramentas a jornalistasque protegem a privacidade das pessoas”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório