Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Seria capaz de 'matar' um robot? Estudo indica que não

Investigação indica que os humanos têm mais compaixão do que seria de esperar.

Seria capaz de 'matar' um robot? Estudo indica que não

Foi criada a ideia através de filmes de ficção científica que, inevitavelmente, os robots se revoltarão contra os seus criadores, os seres humanos. Ideias como esta acabaram por criar em muitas pessoas um receio inerente a robots e, tendo isto conta, seria de esperar que não houvesse compaixão na hora de desligar – ou ‘matar’ – um robot. Porém, parece que não é isto que acontece.

Uma investigação publicada no PLOS indica que os humanos têm mais compaixão por robots do que seria de esperar. A investigação teve como base uma experiência que avaliava quantas pessoas desligavam um robot mesmo se estes lhes pedisse para não o fazerem. Conta o Business Insider que em muitos casos os robots imploraram para que não fossem desligados, citando receios de não voltarem a ser ligados.

Os participantes interagiram sozinhos com um robot – de nome Nao – durante um período de 10 minutos sob pretexto que estava a ser testado um novo algoritmo que melhoraria a capacidade de interação do referido robot. Depois deste período os responsáveis pelo estudo deram permissão aos participantes para desligar o robot. Isto se assim o quisessem.

Foi verificado que dos 43 participantes, 30 demoraram o dobro do tempo a tomar uma decisão em relação aos 13 que não ligaram aos pedidos do robot, isto devido às interações sociais que mantiveram anteriormente. Se este estudo serve de indicador, poderá ser mais difícil impedir uma rebelião de robots do que seria de esperar.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório