Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Google está a criar motor de busca censurado para China

O motor de busca poderá ficar pronto no espaço do próximo ano.

Google está a criar motor de busca censurado para China
Notícias ao Minuto

14:04 - 01/08/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Rumores

O site The Intercept está a avançar com a notícia que a Google se encontra a desenvolver uma versão censurada do seu motor de busca para a China, a qual não mostraria sites presentes na ‘lista negra’ do governo chinês nos seus resultados de pesquisa.

Quem o diz são fontes próximas do assunto, adiantando ainda que o projeto é conhecido internamente como ‘Dragonfly’ e poderá estar pronto para ser lançado em território chinês dentro dos próximos seis a nove meses. O projeto terá sido resultado de uma reunião entre o CEO da Google, Sundar Pichai, e oficiais do governo da China, os quais terão última palavra na aprovação do motor de busca.

O rumor está a lançar o mundo tecnológico numa onda de críticas lançadas contra a Google, empresa que era bem conhecida pelo seu lema já abandonado “don’t be evil” (não sejam malvados, em português). Tendo em conta que a a tecnológica de Mountain View pode estar a colaborar com a China na criação de um motor de busca censurado, fica claro que o lema já referido pode deixar de fazer sentido.

Entretanto, a Google enviou um comunicado ao Gizmodo a propósito desta notícia onde refere que não comenta “especulação e planos futuros”. Apesar disso, a empresa nota que oferece “algumas aplicações móveis na China, como o Google Translate e o Files Go” e aponta ainda que “tem feito investimentos significativos em empresas chinesas como a JD.com”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório