Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Facebook diz ter identificado campanha para influenciar eleições nos EUA

Foram identificadas oito páginas públicas e 17 perfis pessoais na rede social, assim como sete perfis de Instagram.

Facebook diz ter identificado campanha para influenciar eleições nos EUA
Notícias ao Minuto

19:15 - 31/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Redes Sociais

O Facebook descobriu que existem dezenas de contas falsas na sua rede para tentar influenciar as eleições intercalares de novembro próximo. A notícia é avançada pelo norte-americano The New York Times, que cita três pessoas presentes na reunião onde foram apresentadas as conclusões da investigação interna levada a cabo pela empresa de Mark Zuckerberg.

Recorde-se que o Facebook foi utilizado como plataforma para disseminação de propaganda política através de contas falsas, escândalo que espoletou muita especulação em relação a uma possível ingerência externa através da rede social.

Os responsáveis do Facebook reuniram com deputados para informá-los sobre as conclusões da investigação, incluindo as suspeitas de que poderá haver ingerência russa.

De acordo com a mesma publicação, os responsáveis disseram na reunião que identificaram oito páginas públicas de Facebook e 17 perfis pessoais da mesma rede, assim como sete perfis de Instagram, que são falsas. Foram criadas entre março de 2017 e maio de 2018 e, embora pareçam poucas contas, uma das páginas de Facebook tinha 290 mil seguidores.

Essas páginas criaram, entre abril de 2017 e junho de 2018, cerca de 30 eventos, um dos maiores estava a ser seguido por 4.700 perfis.

O Facebook revelou que as páginas publicaram cerca de 150 anúncios por 11 mil dólares norte-americanos (cerca de 9,4 mil euros) no Facebook e no Instagram, pagos em dólares americanos e canadianos. A empresa acrescentou que os responsáveis têm tido "mais cuidado em apagar os seus rastos" do que em 2016, em parte devido às medidas que a Facebook tem adotado para evitar abusos, no último ano.

Fontes indicaram à mesma publicação que estava a ser planeada uma espécie de segunda edição do protesto 'Unite The Right', que, em agosto do ano passado, terminou com uma mulher atropelada mortalmente na cidade de Charlottesville, onde se reuniram vários grupo de extremistas de direita.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório