Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A nanotecnologia que vai mudar as viagens aéreas

Os passageiros do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vão poder ver como a nanotecnologia tornará as viagens aéreas "mais cómodas, convenientes e seguras" através de uma maqueta com tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

A nanotecnologia que vai mudar as viagens aéreas
Notícias ao Minuto

12:44 - 20/07/18 por Lusa

Tech Futuro

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o INL explica que desenvolveu, em parceria com o Centro de Nanotecnologia, Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligente (CeNTI), uma "forma prática de mostrar aos passageiros de avião como a nanotecnologia vai mudar a experiência de viagem na aviação comercial, nos próximos anos".

A demonstração traduz-se numa exposição interativa, instalada na zona de partidas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, entre as próximas segunda e sexta-feiras, que terá uma maqueta que reproduz a secção central de um avião incorporando um conjunto de tecnologias desenvolvidas pelo INL.

Entre aquelas tecnologias estão a impressão de comida em 3D, painéis solares flexíveis, interação por gestos para controlo do sistema multimédia, controlo das luzes da cabina por infravermelhos, carregamento sem fios de dispositivos móveis, revestimentos antibacterianos e ainda embalagens comestíveis, sustentáveis e biodegradáveis para conservação de comida, que eliminam o desperdício e reforçam a segurança alimentar.

Esta iniciativa, inserida no Projeto nanotechnorte.PT e financiada pelo Programa Norte2020, adianta o texto, "foi pensada para demonstrar de forma prática e simples, o potencial que a nanotecnologia tem de mudar as nossas vidas para melhor e, neste caso, proporcionar uma experiência de viagem aérea mais cómoda, conveniente e segura".

"Através desta exposição os passageiros do Aeroporto do Porto vão poder perceber que a nanotecnologia está por detrás de muitas inovações tecnológicas que, muito em breve, vão ser o novo normal", salienta o INL.

O INL refere ainda que a exposição tem também como objetivo "reforçar a importância que a nanotecnologia tem vindo a adquirir na região Norte de Portugal, enquanto território de inovação capaz de integrar novos materiais e tecnologias em diferentes áreas de atividade e cadeias de valor, com vantagens competitivas para a Indústria e produtos com maior qualidade e mais seguros para o consumidor e utilizador final".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório