Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 11º

Edição

App de fitness revela a localização de espiões e militares

Esta é a segunda vez, este ano, que este tipo de fuga de informação por parte de aplicações ligadas ao fitness é noticiada.

App de fitness revela a localização de espiões e militares
Notícias ao Minuto

13:08 - 14/07/18 por Patrícia Martins Carvalho 

Tech Polar Flow

A popular aplicação Polar Flow, que regista a atividade diária dos seus utilizadores, revela, de forma inadvertida, a localização de várias pessoas que trabalham em bases militares e em agências de segurança.

A notícia resulta do trabalho de investigação dos jornais holandeses De Correspondent e Bellingcat que acederam a dados relativos aos treinos de milhares de usuários.

Embora pareça algo inofensivo, a verdade é que um hacker mal-intencionado pode facilmente aceder aos dados da app que o utilizador tem configurado como privados.

A partir daí é fácil estabelecer uma ligação entre os locais de treino, os locais de trabalho e de residência. E assim os jornalistas holandeses identificaram mais de 6.400 utilizadores que trabalham em locais de conhecimento sensível, como bases militares ou agências de espionagem.

Esta investigação permitiu aos jornalistas identificarem funcionários da NSA, do MI6 e até da Casa Branca, ao mesmo tempo que conseguiram localizar equipas em armazéns nucleares e prisões militares.

Confrontada com a notícia, a empresa responsável pela aplicação, a Polar, admitiu a falha de segurança e anunciou a suspensão da API Explore (Interface de Programação de Aplicações) -  o conjunto de padrões de programação que permitem o acesso a uma app.

“É importante deixar claro que a Polar não divulgou nenhum dado, nem houve qualquer violação de dados privados. Atualmente, a larga maioria dos utilizadores da Polar mantém os seus perfis privados (…). No entanto, estamos cientes de que locais potencialmente confidenciais estão a aparecer em dados públicos e, por isso, decidimos suspender temporariamente a API Explore”, lê-se no comunicado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório