Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

App de fitness revela a localização de espiões e militares

Esta é a segunda vez, este ano, que este tipo de fuga de informação por parte de aplicações ligadas ao fitness é noticiada.

App de fitness revela a localização de espiões e militares
Notícias ao Minuto

13:08 - 14/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Polar Flow

A popular aplicação Polar Flow, que regista a atividade diária dos seus utilizadores, revela, de forma inadvertida, a localização de várias pessoas que trabalham em bases militares e em agências de segurança.

A notícia resulta do trabalho de investigação dos jornais holandeses De Correspondent e Bellingcat que acederam a dados relativos aos treinos de milhares de usuários.

Embora pareça algo inofensivo, a verdade é que um hacker mal-intencionado pode facilmente aceder aos dados da app que o utilizador tem configurado como privados.

A partir daí é fácil estabelecer uma ligação entre os locais de treino, os locais de trabalho e de residência. E assim os jornalistas holandeses identificaram mais de 6.400 utilizadores que trabalham em locais de conhecimento sensível, como bases militares ou agências de espionagem.

Esta investigação permitiu aos jornalistas identificarem funcionários da NSA, do MI6 e até da Casa Branca, ao mesmo tempo que conseguiram localizar equipas em armazéns nucleares e prisões militares.

Confrontada com a notícia, a empresa responsável pela aplicação, a Polar, admitiu a falha de segurança e anunciou a suspensão da API Explore (Interface de Programação de Aplicações) -  o conjunto de padrões de programação que permitem o acesso a uma app.

“É importante deixar claro que a Polar não divulgou nenhum dado, nem houve qualquer violação de dados privados. Atualmente, a larga maioria dos utilizadores da Polar mantém os seus perfis privados (…). No entanto, estamos cientes de que locais potencialmente confidenciais estão a aparecer em dados públicos e, por isso, decidimos suspender temporariamente a API Explore”, lê-se no comunicado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório