Meteorologia

  • 13 NOVEMBRO 2018
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 11º

Edição

Casafari quer ser o Trivago do imobiliário e já chegou a Portugal

A plataforma Casafari, que quer ser o Trivago do imobiliário ao comparar preços de casas e escritórios, chegou a Portugal reunindo ofertas em Lisboa, Porto e Algarve, e pretende contratar 10 especialistas na área da tecnologia no país.

Casafari quer ser o Trivago do imobiliário e já chegou a Portugal
Notícias ao Minuto

18:05 - 09/07/18 por Lusa

Tech Habitação

Criada por empreendedores estrangeiros, a Casafari, que começou por operar em Espanha em 2016, agrega agora na mesma plataforma mais de seis milhões de referências e de cinco mil fontes sobre imóveis dispersos por diferentes páginas na internet, isto tendo em conta a oferta em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, uma das cofundadoras do projeto, Mila Suhareva, explicou que "a grande diferença [para outras plataformas] é que a Casafari confere todo o mercado imobiliário".

"Com soluções de inteligência artificial, conseguimos identificar que se trata do mesmo imóvel e disponibilizamos no mesmo sítio toda a informação sobre esse mesmo imóvel, tal como acontece no Trivago", acrescentou a responsável, aludindo ao motor de busca que também compara preços, mas de hotéis, criado em 2005 na Alemanha.

De acordo com Mila Suhareva, existem "vários 'sites' de imobiliário [...], muitas das vezes multiplicando informação sobre o mesmo imóvel, que chega a estar em 10, 20 ou 30 páginas com diferentes preços e diferentes dados como a área, o número de quartos e a localização".

É essa lacuna que a Casafari quer preencher, já que, de acordo com a responsável, "além de se evitar a multiplicação de resultados, a informação aparece mais limpa e mais completa", o que "torna o mercado mais eficiente e mais transparente".

Direcionada para profissionais do setor, a plataforma já trabalha com agências imobiliárias como a Sotheby's International Realty, a Century 21, a RE/MAX Prestige, a JLL, Fine&Country, a Engel & Völkers, entre outras.

Em Portugal, disponibiliza informação sobre imóveis em Lisboa (freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Beato, Parque das Nações, São Vicente, Santa Maria Maior e Santo António), Cascais (Alcabideche, Cascais e Estoril, Carcavelos e Parede), Porto (Amarante, Castro Marim e cidade do Porto) e Algarve (Silves, Faro, Loulé, Lagos, Tavira, Portimão, Vila do Bispo, Albufeira, Aljezur e Lagoa).

A Casafari aponta, na sua página na internet, que os preços médios para apartamentos e casas rondam, respetivamente, os 2.500 euros e os 1.500 euros por metro quadrado no Porto.

Estes valores para apartamentos e moradias sobem para 2.700 euros e 2.800 por metro quadrado no Algarve, para 4.000 euros e 3.600 euros por metro quadrado em Cascais e ascendem aos 4.400 euros e 4.300 euros por metro quadrado em Lisboa, respetivamente.

Segundo Mila Suhareva, "existem mais compradores e maior interesse pela área residencial" no país, razão pela qual esta oferta equivale a 80% do total, enquanto a comercial representa 20%.

Para preparar a entrada em Portugal, a Casafari chegou a Lisboa no verão de 2017.

Mila Suhareva justificou que na capital portuguesa é possível "encontrar muito bons profissionais" na área da tecnologia, "com conhecimentos em inteligência artificial", e também devido à "rede de contactos" existente.

Ao todo, a Casafari emprega cerca de 15 pessoas no país (nem todos portugueses) e pretende recrutar mais 10 ainda este ano na área da tecnologia, entre os quais especialistas no tratamento de dados e investigadores.

Após um investimento inicial de mais de um milhão de euros no projeto, a Casafari aplicou cerca de 100 mil euros na expansão para Portugal, montante que não inclui alguns recursos técnicos da plataforma que já existiam, adiantou Mila Suhareva.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório