Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Acusações de censura levam Europa a reavaliar Lei de Direitos de Autor

A proposta será alvo de reformulação antes de voltar a ser votada em setembro.

Acusações de censura levam Europa a reavaliar Lei de Direitos de Autor

A tão temida nova Lei dos Direitos de Autor foi chumbada no Parlamento Europeu durante a votação de hoje, com 318 membros a terem votado contra enquanto 278 se mostraram a favor, conta o The Verge.

A proposta foi alvo de críticas por parte de empresas tecnológicas e ativistas que acusaram a União Europeia de quererem censurar a internet. Os maiores ‘defeitos’ da proposta foram os Artigos 11 e 13, com o primeiro a querer aplicar uma taxa de ‘links’ por cada ligação ou excerto de notícia presentes numa página, e o segundo a indicar a implementação de um filtro para impedir que fosse publicado qualquer tipo de conteúdo relacionado com propriedades protegids por direitos de autor.

O chumbo desta proposta foi celebrado por tecnológicas como a Mozilla, que afirmou que a decisão era uma “grande notícia” e que o Parlamento Europeu “ouviu a voz dos cidadãos europeus”. "O futuro da internet aberta e da criatividade na Europa depende [desta lei]", pode ler-se no comunicado da Mozilla.

A Lei dos Direitos de Autor vai agora voltar ao ‘estirador’ para ser reavaliada e ‘retocada’ de modo a ser votada no Parlamento Europeu em setembro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório