Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Wikipédia bloqueia acesso por protesto contra Lei dos Direitos de Autor

A página italiana da enciclopédia digital está a redirecionar os internautas para um comunicado onde explica a decisão.

Wikipédia bloqueia acesso por protesto contra Lei dos Direitos de Autor
Notícias ao Minuto

12:24 - 04/07/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Itália

A Wikipédia de Itália decidiu protestar contra a Lei dos Direitos de Autor que proposta na União Europeia no mês passado, bloqueando acesso às suas páginas e redirecionando os internautas para um comunicado seu sobre o assunto.

“No dia 5 de julho, o Plenário do Parlamento Europeu votará se deve proceder com uma diretiva de direitos de autor proposta que, se aprovada, irá prejudicar significativamente a abertura da internet. Em vez de atualizar as leis de direitos de autor na Europa e promover a participação de todos os cidadãos na sociedade da informação, a diretiva ameaça a liberdade online e cria obstáculos no acesso à internet, impondo novas barreiras, filtros e restrições. Se a proposta for aprovada na sua forma atual, será impossível partilhar artigos noticiosos em redes sociais ou encontrá-los num motor de busca. A própria Wikipédia estará em risco”, pode ler-se no comunicado.

Como nota o Gizmodo, os grandes motivos das críticas prendem-se com dois artigos da Lei dos Direitos de Autor proposta, nomeadamente o Artigo 13 e o Artigo 11. Enquanto o primeiro previne que conteúdo protegido por direitos de autor seja partilhado em qualquer plataforma (o que colocaria em perigo memes feitos com base em filmes ou séries), o segundo aplicaria taxas a sites com ‘links’ para notícias ou que usem excertos dessas mesmas notícias.

É esperado que entre hoje e amanhã (dia da votação) tenham lugar mais protestos e venham a público mais defensores da internet no seu estado atual.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório