Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Aproxima-se uma tempestade solar gigante. Será que estamos preparados?

Investigadores acreditam que há uma probabilidade de 12% de ocorrer uma tempestade solar na próxima década.

Aproxima-se uma tempestade solar gigante. Será que estamos preparados?
Notícias ao Minuto

09:50 - 25/06/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

As tempestades solares continuam a ser fonte de preocupação para cientistas, astrónomos e investigadores de todo o mundo. Apesar de longínquas, as erupções à superfície do Sol têm capacidade para interferir com o campo magnético da Terra, destruir a nossa rede elétrica e interferir com tudo o que tem guardado no seu smartphone.

Ainda que não se tenha controlo sobre estas tempestades, o facto de o Sol estar mais ‘calmo’ nos últimos anos está a levar a uma grande apreensão da parte dos investigadores. “As maiores tempestades geomagnéticas surgem quando o Sol está muito fraco”, aponta ao Business Insider o astrofísico Scott McIntosh, do laboratório High Altitude Observatory nos EUA.

Atualmente é sabido que a atividade mais alta e mais baixa do Sol opera num ciclo de 11 anos, sendo que a estrela tem ficado mais calma a cada ciclo que passa. Os investigadores acreditam que as hipóteses de uma tempestade solar gigante ocorrer na próxima década é de 12%, uma probabilidade que não acalma os especialistas que, entretanto, só podem esperar pelo melhor.

“Tentas fechar as comportas eletronicamente, desativas a energia e esperas que passe. E esperas que quando voltes a ativar, ainda esteja tudo bem”, aponta McIntosh.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório