Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Parceria entre a Google e a Huawei em risco? EUA investigam colaboração

O Departamento de Defesa dos EUA quer que a Google esclareça a colaboração que mantém com a fabricante chinesa. Tecnológica de Mountain View decidiu não renovar a parceria de investigação de Inteligência Artificial que mantinha com a agência governamental.

Parceria entre a Google e a Huawei em risco? EUA investigam colaboração

Ainda com a Huawei debaixo de olho por suspeita de espionagem a favor da China, o Departamento de Defesa dos EUA quer averiguar a natureza da parceria entre a Google e a fabricante chinesa.

A situação parece estar relacionada com o facto de a Google ter decidido não renovar a parceria de investigação de Inteligência Artificial (IA) – de nome Project Maven – que mantinha com o Departamento de Defesa dos EUA, uma decisão que foi tomada depois de protestos de vários colaboradores da tecnológica de Mounain View.

O pedido para a Google detalhar a sua parceria com a Google surgiu por via de vários senadores e congressistas republicanos com uma carta onde se pode ler que há quem acredite que os dois casos estejam relacionados.

“Apesar da deceção de a Google não continuar a longa e frutífera tradição de colaboração entre o exército e empresas tecnológicas, estamos ainda mais desapontados que a Google esteja aparentemente mais disposta a apoiar o Partido Comunista Chinês que o exército dos EUA”, pode ler-se na carta dirigida ao CEO da Google, Sundar Pichai, que entretanto já respondeu.

“Tal como muitas outras empresas dos EUA, temos acordos com dezenas de fabricantes de smartphones em todo o mundo, incluindo a Huawei. Não oferecemos acesso especial aos dados de utilizadores da Google como parte deste acordo e os nossos acordos incluem privacidade e segurança para o uso de dados”, pode ler-se no e-mail enviado por uma porta-voz da tecnológica de Moutntain View à Reuters.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório