Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Facebook apagou perfil de utilizador falecido sem permissão

A parceira do falecido está agora a processar a rede social por o perfil ter sido apagado sem qualquer explicação.

Facebook apagou perfil de utilizador falecido sem permissão

O Facebook está a ser alvo de fortes críticas depois de ter apagado o perfil na sua rede social de um utilizador falecido. O utilizador em questão, o músico de jazz Mirza Krupalija, morreu de ataque cardíaco em 2016 e teve o seu perfil apagado mesmo sem nenhum membro da família o ter requisitado.

“É aquele sentimento de perderes alguém e tentas agarrar-te a tudo e depois algo acontece e não o consegues também e ninguém sabe, nenhum dos amigos, ninguém na família. Grande parte do perfil do Mirza incluía-me a mim e às nossas viagens, música que ele partilhava, alguma para mim, algumas para os amigos, o perfil dele dizia que estava numa relação comigo – [o Facebook] podia ter enviado um e-mail a perguntar [antes de apagar o perfil]”, contou a parceira de Mirza, Azra Sabados à BBC.

Em reação, o Facebook diz ter recebido o pedido mas recusa-se a revelar a identidade. Azra parece confiante que nenhum membro da família fez o pedido e, depois de ter passado um ano em conversa com a tecnológica, está agora a processar a empresa.

O caso ainda não tem um desfecho mas coloca uma importante questão sobre o que deve ser feito dos perfis de redes sociais cujos donos faleçam. Enquanto muitos gostam de manter o perfil como ‘memorial’ e uma forma de recordar o falecido ou falecida, a verdade é que muitos também consideram a manutenção destes perfis um transtorno.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório