Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Astronauta com mais tempo no espaço despede-se da Nasa

Peggy Whitson estabeleceu diversos recordes durante a sua passagem de 32 anos pela agência espacial norte-americana.

Astronauta com mais tempo no espaço despede-se da Nasa
Notícias ao Minuto

15:23 - 17/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estados Unidos

A astronauta Peggy Whitson anunciou que vai deixar a Nasa após 32 anos de trabalho na agência espacial. Peggy ficou famosa por bater vários recordes na organização, como a de astronauta com maior tempo no espaço e a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional (EEI).

Nascida em Iowa, nos EUA, Peggy ingressou na Nasa em 1986, como Pesquisadora Residente do National Research Council, no Johnson Space Center, em Houston. A norte-americana passou por diversos cargos, até que, em 1996, se tornou astronauta, onde permaneceu até se reformar.

A astronauta completou três missões de longa duração para a EEI: a primeira viagem foi em 2002, na Expedição 5, durante a qual participou de 21 investigações científicas e tornou-se a primeira oficial de ciências da estação espacial da NASA.

Em 2008, ela foi a primeira comandante mulher da EEI, na Expedição 16. Durante uma missão mais recente, abrangendo as Expedições 50, 51 e 52, de novembro de 2016 a setembro de 2017, Peggy tornou-se a primeira mulher a comandar a estação espacial duas vezes, na Expedição 51.

A cientista também tem o título de ser a mulher que mais fez caminhadas espaciais — são dez, totalizando 60 horas e 21 minutos. Peggy ainda estabeleceu o recorde de astronauta americano que ficou mais tempo no espaço. No total, foram 665 dias. Além de ser a mulher mais velha a ir para o espaço.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório