Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadores do MIT criaram robot "psicopata" com ajuda… do Reddit

Os investigadores até deram à IA o mesmo nome do assassino do clássico ‘Psycho’.

Investigadores do MIT criaram robot "psicopata" com ajuda… do Reddit

Em mais um sinal que nos podemos estar a aproximar de um apocalipse causado por robots assassinos, um grupo de investigadores do MIT criou uma Inteligência Artificial (IA) “psicopata” com a ajuda de uma página de conteúdos violentos não revelada do Reddit.

Enquanto plataforma/rede social, o Reddit é conhecido pela sua comunidade considerada por muitos como tóxica pelo que pode ter sido a escolha perfeita para o objetivo a que o MIT se propôs. Para não fugir ao ‘tema’, a equipa até deu à referida IA o nome Norman, o mesmo do assassino do filme clássico ‘Psycho’.

Depois de ser carregado o conteúdo violento do Reddit, a IA foi exposta a testes de Rorschach e identificou as manchas com interpretações violentas. Por exemplo, enquanto uma IA standard interpretou uma das manchas como “uma imagem aproximada de um bolo de casamento numa mesa”, a Norman assinalou que era um “homem morto por um carro em excesso de velocidade”.

Como conta o AVNews, neste momento pode perguntar-se qual foi o objetivo da equipa do MIT e, felizmente, parece que a ideia era provar que os sistemas de IA não são inerentemente violentos e têm de ser expostos a conteúdos deste tipo para apresentar esse comportamento.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório