Regras de proteção de dados levam a queixas contra o Facebook e Google

Organização sem fins lucrativos aponta que as grandes tecnológicas estão a forçar o consentimento dos utilizadores.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
25/05/2018 15:00 ‧ 25/05/2018 por Miguel Patinha Dias

Tech

RGPD

Entra hoje em efeito na Europa o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e, por conseguinte, as empresas devem reger-se por novas regras relativamente à forma como recolhem e gerem os dados privados dos seus clientes. Sem surpresa, parece que as gigantes tecnológicas ainda não se adaptaram às novas regras.

É para isso que aponta o fundador da organização sem fins lucrativos None Of Your Business, Max Schrems, indicando que já lhe chegaram queixas contra empresas como o Facebook e a Google. As referidas queixas apontam que estas empresas estão a aplicar uma estratégia de “consentimento forçado” de modo a continuarem a recolher dados privados dos seus clientes.

No que diz respeito à tecnológica de Mark Zuckerberg, as queixas estendem-se não só à rede social como ainda ao Instagram e ao WhatsApp. Já as queixas relativas à Google parecem estar dirigidas ao sistema operativo Android.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas