Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
MIN 8º MÁX 10º

Edição

Zuckerberg evitou os 'ataques' na audiência com o Parlamento Europeu

O formato da audiência deverá ter jogado a favor do CEO do Facebook.

Zuckerberg evitou os 'ataques' na audiência com o Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

08:50 - 23/05/18 por Miguel Patinha Dias 

Tech Cambridge Analytica

As expetativas eram muitas para a audiência de ontem de Mark Zuckerberg no Parlamento Europeu. Antevia-se que a posição mais forte da União Europeia relativamente a questões de privacidade e de proteção de dados viesse a ser uma ‘pedra no sapato’ do CEO do Facebook mas, infelizmente para os legisladores europeus, o formato da audiência não ‘jogou’ a seu favor.

Isto porque o dito formato acabou por permitir que Zuckerberg evitasse as grandes questões colocada na audiência. Como conta o TechCrunch, as questões foram todas colocadas num momento inicial, com o período seguinte a servir para o líder da tecnológica responder aos temas de acordo com a sua conveniência.

Ficaram assim por responder questões sobre os motivos que levaram o Facebook a não revelar antecipadamente o caso da Cambridge Analytica ou o que leva a tecnológica a não separar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Ao constatarem que as suas questões não seriam respondidas na audiência (Zuckerberg comprometeu-se a dar respostas por escrito nas próximas semanas), os oficiais europeus não esconderam o seu desagrado.

“Permitirá que os utilizadores evitem publicidade direcionada? Fiz seis perguntas de ‘sim ou não’ e nenhuma mereceu uma resposta e, claro, pediu este formato por um motivo”, apontou um dos membros do Parlamento Europeu. Em reação, um porta-voz do Facebook referiu que o formato da audiência foi escolhido pelo Parlamento Europeu com base em diretrizes concedidas por Zuckerberg de acordo com o seu tempo disponível.

Tendo em conta o ‘tom’ com que a audiência terminou é de esperar que o Facebook continue a ter problemas na Europa relativamente à forma como gere os dados dos seus utilizadores. Sobretudo com a nova Lei de Proteção de Dados que entra em vigor já este semana, dia 25.

Abaixo pode ver na íntegra esta audiência de Zuckerberg no Parlamento Europeu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório