Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

A vida será mais fácil com todas as novidades anunciadas pela Google

A Inteligência Artificial desempenhará um papel central no futuro dos serviços oferecidos pela empresa.

A vida será mais fácil com todas as novidades anunciadas pela Google
Notícias ao Minuto

12:49 - 09/05/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

Teve lugar em Mountain View a conferência de abertura da edição 2018 do evento I/O da Google e, como seria de esperar, a tecnológica não poupou no que diz respeito a novidades. Também sem surpresa é a maior integração de Inteligência Artificial (IA) nos serviços da Google, o que pretende tornar todas as tarefas mais fáceis.

Um dos destaques vai para o Google Duplex, um serviço para o assistente digital Assistant que usa IA para criar um assistente que seja capaz de interagir com outras pessoas.

Como conta o TechCrunch, foi o próprio CEO da Google, Sundar Pichai, que fez uma demonstração em palco, onde o ‘bot’ ligou para um cabeleireiro para marcar uma sessão. O objetivo passa por criar um discurso tão natural quanto possível, empregando pausas e expressões que poderiam ser usadas num discurso de um ser humano.

O próprio Pichai adiantou que este ‘bot’ terá direito a seis vozes diferentes, entre os quais a do cantor norte-americano John Legend. Naturalmente, estas mesmas vozes estarão disponíveis no assistente Assistant.

Sobre o Assistant, a Google também anunciou uma atualização que terá como objetivo transformar a relação entre os utilizadores e o assistente, procurando transformar as pesquisas numa conversa fluída. Deixará por exemplo de ter de dizer ‘Ok Google’ sempre que quiser interagir com o assistente digital.

É este mesmo assistente digital que passará a estar incluído em outros serviços da Google, nomeadamente o Maps. A app de navegação da tecnológica de Mountain View terá recomendações personalizadas providenciadas pelo próprio Assistant.

“Hoje em dia os nossos utilizadores não estão apenas a pedir pelo caminho mais rápido para um local mas também pelo que está a acontecer à volta deles, como quais são os novos sítios e o que é que os locais estão a fazer nos seus bairros”, notou a vice-presidente de engenharia e gestão de produto da Google, Jen Fitzpatrick.

Esta preocupação da Google materializar-se-á num novo separador com o nome ‘Para ti’, uma área onde o Maps reunirá as preferências dos utilizadores para lhes dizer o que procurar no local em que estejam. Também digno de nota é a integração de Realidade Aumentada no Maps, que aplica imagens reais de um local do Street View por cima da app de navegação. Ao mesmo tempo que surge a imagem, o Maps indica a direção que o utilizador deverá seguir para chegar ao seu destino.

Regressando à IA, a Google anunciou que o Lens passará a estar integrado na câmara do Android de modo a descrever o que está a ser captado em determinada imagens. De notar que nem todas as fabricantes terão direito à integração do Lens, com a Google a adiantar que por enquanto apenas estão incluídas a LGE, a Motorola, a Xiaomi, a Sony, a HMD/Nokia, a Transsion, a TCL, a OnePlus, a BQ, a Asus e (claro) o Pixel da própria Google.

Ainda no que diz respeito à fotografia, o Photos também beneficiará com a integração de IA. Além das colagens e animações que a IA já aplica a fotografias e vídeos da app, a Google quer ajudar a retocar fotografias, nomeadamente com rotações, correções e luminosidade e ainda enaltecer através da cor determinados objetos destacados. Uma das novas funcionalidades que será possível com esta atualização é a capacidade de aplicar cor a fotografias antigas.

Houve ainda espaço para a Google dar novidades a respeito da News, a sua aplicação dedicada a notícias de atualidade. A nova versão combina elementos da Newsstand assim como do YouTube, naquilo que se pretende ser a criação da maior abrangência possível. O objetivo é não só que os utilizadores estejam informados mas também que percebam a história por inteiro mas também que as publicações sejam apoiadas.

A News também terá direito à sua dose de novas funcionalidades. Uma delas é a Newscasts, que cria um sumário de notícias sob forma de ‘cartões’ individuais. Caso desejem ver essas notícias mais desenvolvidas, os utilizadores podem recorrer a outra funcionalidade de nome Full Coverage, que indica várias fontes que ofereçam informações adicionais sobre o assunto.

Estas foram apenas alguma das muitas novidades anunciadas pela Google, sendo provável que continuem a chegar notícias do evento I/O da tecnológica de Mountain View ao longo dos próximos dias.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório