Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Greve? Professores não pedem "nenhum benefício que não seja legítimo"

Mário Nogueira da FENPROF faz, para já, um balanço positivo quanto à adesão à greve dos professores.

Greve? Professores não pedem "nenhum benefício que não seja legítimo"
Notícias ao Minuto

11:11 - 18/06/18 por Filipa Matias Pereira

País Mário Nogueira

Arrancou mais uma greve dos professores. Em causa está a exigência, por parte dos sindicatos, da recuperação total do tempo de serviço em que as carreiras da Função Pública estiveram congeladas.

Num primeiro balanço, Mário Nogueira, em declarações à antena da SIC Notícias, realça que das reuniões que estavam agendadas, “até agora, muito poucas ou nenhuma se realizaram. Porém, ainda é cedo; é prematuro para avaliar”.

Mais concretamente, o secretário-geral da FENPROF refere-se às reuniões de conselho de turma de avaliações que estavam agendadas para hoje, um pouco por todo o país, e que requerem a presença de todos os docentes para que se realizem e para que as notas dos alunos possam ser lançadas. A ausência de um elemento implica que o encontro tenha que ser reagendado.

Para já, o líder sindicalista acredita que a greve está a ter uma forte adesão porque a “indignação dos colegas é enorme”. Quando “se ouve dizer que não é legítimo querer que tempo de serviço em que se trabalhou seja contabilizado para carreira, em que se mente dizendo que os professores exigem retroativos e que o único compromisso que existe é descongelar as carreiras e não recuperar tempo de serviço isto causa indignação”.

O que esta segunda-feira esta classe profissional defende é que “os professores trabalharam nove anos, quatro meses e dois dias como o seu tempo de serviço congelado, tiveram cortes salariais e mesmo assim continuaram a dar o seu melhor pelos alunos e pelas escolas e não estão a pedir retroativos nem nenhum benefício que não seja legítimo”.

Campo obrigatório