Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Vós sois os melhores dos melhores", diz Marcelo à Seleção

O Presidente da República recebeu, em Belém, os jogadores da Seleção Nacional de Futebol, endereçando-lhes uma mensagem de boa sorte para o desafio que se aproxima: o Mundial de Futebol 2018.

"Vós sois os melhores dos melhores", diz Marcelo à Seleção
Notícias ao Minuto

20:21 - 06/06/18 por Filipa Matias Pereira

País Marcelo

"Vós sois os melhores dos melhores", foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa começou por se dirigir aos jogadores da Seleção Nacional de Futebol, assumindo, porém, que esta é uma "evidência". 

"Há dois anos", continuou, num discurso direcionado aos jogadores que vão envergar as cores de Portugal no Mundial que se aproxima, "provou-se que éramos os melhores da Europa. E o título é nosso, é vosso, de Portugal e dos portugueses. No meio de vós está o melhor do mundo, mas todos vós sois os melhores do mundo".

Como português que é, e apesar de desejar a vitória no campeonato que se realizará na Rússia, Marcelo não pede que a Seleção liderada por Fernando Santos traga a taça para Portugal. Ao invés disso, o chefe de Estado pede "algo mais difícil: que sejam aquilo que são porque, se forem, são os melhores dos melhores. E os portugueses serão solidários convosco". 

Notícias ao MinutoO Presidente da República ofereceu um jantar à Seleção Nacional de Futebol © Instagram/@Bruno Fernandes

Os símbolos da Nação que os jogadores, orgulhosamente, levarão junto ao peito em cada jogo "tocam-nos no coração", defendeu Marcelo. "Quando toca o hino, toca no fundo do nosso coração. Quando se iça a bandeira, ela sobe e entra no nosso coração", acrescentou.

Extravasando as 'quatro linhas' dos campos de futebol, a Seleção Nacional é, no entendimento do chefe de Estado, "um fator de unidade nacional, servindo de exemplo, aliás, a muitas outras equipas de futebol e de outras modalidades com menos notoriedade e menor projeção internacional". 

E a unidade nacional, prosseguiu, "está para além das divisões políticas, religiosas, sociais e culturais; é aquilo que nos une. Esta equipa é um fator de unidade nacional. E eu como português cumpro a minha missão estando ao vosso lado". 

No final do discurso, Marcelo deixou a garantia que irá acompanhar o primeiro jogo de Portugal no Mundial - que se realizará no dia 15, às 19h, frente à Espanha - no Terreiro do Paço. Mas na segunda partida o Presidente rumará à Rússia e, ali, cantará a viva voz o hino nacional. 

"O país está convosco. E o Presidente da República está, como sempre esteve, convosco", terminou. 

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, deixou igualmente uma palavra à formação de Fernando Santos: “Esta é a Seleção de todos nós e que representa o país, a língua portuguesa e as comunidades portuguesas”.

Campo obrigatório