Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Líderes populistas ameaçam a liberdade de imprensa nas democracias

A liberdade de imprensa está sob ameaça tanto em grandes democracias como em Estados repressivos, com desenvolvimentos preocupantes nos Estados Unidos, Polónia Hungria e França, entre outros, segundo um relatório anual divulgado hoje.

Líderes populistas ameaçam a liberdade de imprensa nas democracias
Notícias ao Minuto

06:11 - 25/04/18 por Lusa

Política Relatório

O relatório 'Ataques ao vivo: O estado da liberdade de imprensa no mundo 2017-2018', da organização não-governamental Freedom House, destaca "a ameaça às democracias" que representam os políticos populistas, mas também "o poder do jornalismo", que continua a ter "um papel vital mesmo nos ambientes mais hostis".

"Há apenas cinco anos, a pressão global sobre os 'media' não parecia afetar os Estados Unidos ou as democracias instituídas da Europa de nenhuma maneira significativa", lê-se no documento.

"Hoje, líderes populistas representam uma importante ameaça à liberdade de expressão nestas sociedades abertas", acrescenta, frisando que "uma imprensa que denuncia as falhas dos governos é fundamental ao funcionamento de todas as democracias".

O relatório dá exemplos: a Polónia, onde o regulador multou o canal TVN24 em 350.000 euros por "promover atividades ilegais" com reportagens sobre protestos antigovernamentais, França, onde um jornalista que questionou a líder da extrema-direita Marine Le Pen sobre desvios de fundos do Parlamento Europeu foi agarrado e agredido por um segurança, e os Estados Unidos, onde o Presidente Donald Trump critica e ameaça regularmente jornalistas ou grupos de comunicação por notícias que não lhe agradam.

Mas o exemplo apontado como mais grave é o da Hungria, onde aliados de Viktor Orban "adquiriram a maioria dos últimos bastiões de jornalismo independente".

O documento afirma por outro lado que estes desenvolvimentos foram "agravados por forças externas", entre as quais se destaca "o Governo autoritário da Rússia".

"Quando Moscovo planta desinformação nos ambientes mediáticos de países democráticos, aumenta o sentimento do público de que a imprensa não é fiável", lê-se.

Na segunda parte, o relatório apresenta casos em que o jornalismo desafiou interesses poderosos para informar a opinião pública, entre os quais a denúncia de ligações à máfia de importantes figuras do Hoverno na Eslováquia, dos escândalos de corrupção que marcaram o mandato de Jacob Zuma e ditaram a sua demissão da presidência da África do Sul ou da repressão dos homossexuais promovida pelo Estado russo.

O documento identifica ainda países aos quais o mundo deve estar atento em termos de liberdade de expressão: Cuba, Irão, México, Polónia, Tunísia, Uzbequistão ou Zâmbia.

E Espanha, onde a ONG registou um aumento das condenações ao abrigo da legislação antiterrorista de uma série de pessoas por "declarações controversas", o que "suscita a preocupação de autocensura neste país em tudo o resto democrático".

A Freedom House, fundada em 1941 em Nova Iorque e com sede em Washington, é uma ONG internacional que promove a liberdade e a democracia no mundo.

O documento hoje divulgado baseia-se nos mais recentes relatórios da organização sobre Liberdade no Mundo e Liberdade na Internet e nos projetos que desenvolve em vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório