Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Acordo PS-PSD: "Na verdade, para a Esquerda é muito vantajoso"

Para Francisco Louçã, o acordo celebrado entre o PS e o PSD tem claras vantagens para o Governo, mas também para a Esquerda.

Acordo PS-PSD: "Na verdade, para a Esquerda é muito vantajoso"
Notícias ao Minuto

23:30 - 20/04/18 por Filipa Matias Pereira

Política Francisco Louçã

Vários assuntos acabaram por marcar a semana no plano político, porém o acordo ratificado por António Costa e pelo líder do principal partido da oposição assumiu o protagonismo. E, no habitual espaço de debate na antena da SIC Notícias, Francisco Louçã analisou o significado político deste acordo.

Para o antigo coordenador do Bloco de Esquerda, este acordo é uma “consequência da eleição de Rui Rio no Congresso do PSD. Ele não escondeu que procurava soluções deste tipo”. E, no seu entendimento, “é evidente que para o Governo há vantagens”.

Tecendo uma análise mais concreta, Louçã defende que é necessário fazer uma leitura sobre o efeito prático deste acordo. Ora, no âmbito dos “fundos estruturais o efeito prático é muito pouco, é declarativo. Já do ponto de vista da proposta de descentralização, quando for aprovada, tem muito efeito porque as câmaras, apesar de algumas poderem ter capacidade técnica para responder a estas novas responsabilidades, outras terão muita dificuldade e esses serviços podem ficar prejudicados”.

Para lá disso, advoga, “Rui Rio gosta” deste tipo de acordos porque “mostra que consegue mudar o percurso do PSD”. Por outro lado, para o PS “é maravilhoso porque aproxima-se do PSD e cria menos crispação desse lado”.

Na verdade, acrescenta o bloquista, “para a Esquerda é também muito vantajoso porque, sem precisar de se mexer, dá credibilidade à ideia de que o PS não sabe bem, a um ano antes das eleições, se oscila para uma política mais à Direita, se mantém os acordos à Esquerda, porque não vai poder fazer tudo ao mesmo tempo". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório