Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PS fala de dia histórico com lei da nacionalidade mais equilibrada

O PS sublinhou hoje a importância da aprovação das alterações à lei da nacionalidade, considerando que se trata de um "dia histórico" porque foi aprovada uma legislação "mais equilibrada e mais próxima dos anseios e necessidades" destas comunidades.

PS fala de dia histórico com lei da nacionalidade mais equilibrada
Notícias ao Minuto

13:41 - 20/04/18 por Lusa

Política Pedro Delgado Alves

O parlamento aprovou hoje, com a maioria de esquerda e o PAN, uma alteração à lei que alarga o acesso à nacionalidade originária e à naturalização às pessoas nascidas em território nacional.

"Podemos dizer com bastante o orgulho que é um dia histórico para o parlamento, é um dia histórico para as comunidades e penso que é um dia também em que o associativismo e a forma como dialogou com o parlamento se revelaram numa lei mais equilibrada, mais garantística e acima de tudo mais próxima dos anseios e das necessidades destas populações", disse o deputado do PS Pedro Delgado Alves aos jornalistas, em declarações no final da votação.

Pedro Delgado Alves sublinhou a "importância da votação que teve lugar esta manhã", que conclui "um processo de revisão da lei da nacionalidade que corresponde ao cumprimento de uma medida fundamental que se encontrava no programa eleitoral do PS e no programa do Governo".

"Há muito tempo que as associações representativas dos migrantes que residem entre nós reivindicam e sublinhavam a importância de ser agilizado o processo, reduzida a carga burocrática no acesso à nacionalidade", recordou.

Na opinião do deputado socialista foram "alterados muitos dos requisitos que permitem hoje a quem nasça em Portugal, desde que os seus pais residam legalmente no território nacional, aceder à nacionalidade originária".

"Hoje, fruto de um trabalho de vários meses, e que permitiu um consenso entre o PS, o PCP, o BE e o PAN, foi aprovada a revisão da lei da nacionalidade, que entre outras coisas corresponde às melhores práticas nesta matéria e corresponde também a uma aspiração de há muitos, muitos anos destas comunidades", enalteceu.

A lei da nacionalidade portuguesa, em 2006, representou, de acordo com Pedro Delgado Alves, "um marco substancial que elevou os patamares de exigência e colocou Portugal na linha da frente das melhores respostas à integração dos migrantes".

"Hoje damos um passo acrescido, aprendendo daquilo que foram estes 12 anos, aprendendo daquilo que foram os pedidos que nos foram formulados", disse.

Na votação eletrónica que se realizou hoje no plenário, exigida pela Constituição, registaram-se 118 votos a favor, 16 contra e 79 abstenções. A favor votaram o PS, PCP, BE, PEV e PAN, o CDS-PP votou contra e o PSD absteve-se.

A alteração à lei teve por base projetos de lei do PSD, BE, PCP, PS e PAN, que retiraram os seus projetos a favor do texto de substituição discutido em comissão.

A bancada do PSD, que propunha conceder a nacionalidade até à terceira geração de descendentes de portugueses, manteve o seu projeto de lei, que foi a votos e acabou por ser 'chumbado' com os votos do PS, PCP, BE e PEV. PSD e PAN votaram a favor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório