Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Temos de introduzir na política a visão de longo prazo"

Na opinião de Manuela Ferreira Leite, os acordos entre o PS e o PSD são fundamentais para a estabilidade política em Portugal.

"Temos de introduzir na política a visão de longo prazo"
Notícias ao Minuto

23:58 - 19/04/18 por Filipa Matias Pereira

Política Ferreira Leite

Esta quinta-feira, o Governo e o principal líder da oposição formalizaram a assinatura de um acordo que fortalecerá a imagem externa do país. Manuela Ferreira Leite defendeu, no seu habitual espaço de comentário na TVI24, que os acordos “entre PS e PSD são fundamentais para a estabilidade política em Portugal e há muito tempo que isso fazia falta ao país”.

Esta é, defende a economista, “uma forma diferente de fazer política que não agradará a todos, principalmente aos 'tifosis’ do PSD, mas que combina com o discurso que Rui Rio sempre fez.

“Aquilo que o Rui Rio diz, diz com alguma coragem, exatamente porque não tem um apoio generalizado dessa forma de fazer política. Acho que mostra que tem coragem, que tem confiança no país e que pensa fundamentalmente no país. Foi um discurso que ele sempre fez e que concretiza".

Na opinião da antiga ministra das Finanças, estes acordos são determinantes em temas “que duram mais do que uma legislatura e que não podem estar sempre no para-arranca. Estes acordos são importantes para aspetos fundamentais que são de longo prazo e não de curto prazo. Isto não é uma geringonça, é bom que cheguem a acordo aqueles partidos que podem vir a ser Governo e que são fundamentais no arco do poder. Muitas das decisões não podem ser tomadas sem maiorias no Parlamento, e portanto é absolutamente fundamental". 

Portanto, a “forma de fazer política muito na área partidária tem de mudar porque não conduz o país a lado nenhum. É um desperdício de recursos. Temos de introduzir na política a visão de longo prazo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório