Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Independentistas catalães cantam 'Grândola, Vila Morena' para Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa está em visita diplomática a Espanha e, num discurso nas Cortes Gerais, viu os independentistas catalães cantarem 'Grândola, Vila Morena'.

Independentistas catalães cantam 'Grândola, Vila Morena' para Marcelo
Notícias ao Minuto

16:43 - 17/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Presidentes

O Presidente da República cumpre, esta terça-feira, o segundo de três dias de visita a Espanha. Depois de um discurso, em que foi aplaudido de pé, Marcelo Rebelo de Sousa foi surpreendido por um gesto dos independentistas catalães presentes nas Cortes Gerais, em Madrid.

No final da intervenção do presidente, os independentistas começaram a cantar 'Grândola, Vila Morena', o clássico de José Afonso que se tornou num símbolo da luta pela liberdade e da vitória sobre a ditadura em Portugal.

Os independentistas cantaram enquanto mostravam cravos amarelos, cor que simboliza a luta pela libertação dos presos políticos catalães. Para além dos cravos e dos símbolos de solidariedade, viram-se também cartazes que pediam a libertação dos presos políticos.

Enquanto os independentistas cantavam, os restantes deputados aplaudiram para tentar abafar o momento, enquanto o Presidente português abandonava o local. 

Veja, em baixo, o momento (a partir dos 47 minutos).

Antes de Marcelo Rebelo de Sousa, discursou a presidente do Congresso dos Deputados, Ana Pastor.

O Presidente da República, que iniciou na segunda-feira uma visita de Estado a Espanha, já esteve esta manhã reunido com Mariano Rajoy.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório