Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portela: Cinco deputados juntos para debater papel da Escola Pública

Deputados do Bloco de Esquerda, da CDU, do CDS e do PS vão debater o papel da Escola Pública e a importâcia do investimento na Educação na escola onde, há menos de um mês, alunos, pais e professores se manifestaram contra a degradação da escola.

Portela: Cinco deputados juntos para debater papel da Escola Pública
Notícias ao Minuto

18:30 - 14/04/18 por Melissa Lopes

Política Loures

Cinco deputados dos maiores grupos parlamentares da Assembleia da República (AR) vão juntar-se esta segunda-feira, 16 de abril, para debater ‘O papel da Escola Pública e a importância do investimento na Educação’. A dar voz ao debate estarão Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, Ana Mesquita, da CDU, Ana Rita Bessa, do CDS/PP e Susana Amador, do PS.

O debate tem lugar na Escola Secundária da Portela (conhecida como Arco-Irís), em Loures, onde, há menos de um mês, mais de 800 alunos, pais e professores juntaram-se numa manifestação contra a degradação da escola.

A iniciativa, que decorre a partir das 15h no auditório da Escola Secundária da Portela, estará dividida por três temas principais:

‘O Estado da Escola Pública no País: em que condições aprendem os nossos jovens hoje?’; ‘Como chegámos a este estado: dos anos da Troika às políticas de investimento’ e ‘Uma verdadeira aposta na Escola Pública: o que fazer e por onde ir para garantir uma Educação de futuro?”O debate contará ainda com um período para perguntas dos alunos dos 10º e 11º anos daquela escola.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Moscavide e Portela, da Associação de Estudantes da Escola Secundária da Portela e dos primeiros peticionários da petição ‘Pela realização urgente de obras estruturais no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide’, que conta já com quase 3500 assinaturas. Com este debate pretende-se discutir o estado atual da Escola Pública e quais os caminhos para melhorar a Educação dos jovens em Portugal.

De sublinhar que as escolas Secundária da Portela e EB 2,3 Gaspar Correia foram palco de uma manifestação de estudantes, professores e pais, no passado dia 20 de março, contra o estado de degradação profunda em que se encontram aqueles estabelecimentos escolares. As escolas EB 2,3 Gaspar Correia e Secundária da Portela (Arco-Íris) necessitam de obras de fundo, que são consideradas "urgentes a vários níveis". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório