Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

PSD questiona se militares têm equipamentos para combater fogos

O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Ministério da Defesa Nacional se os militares terão todas as condições de segurança e os equipamentos de proteção necessários para apoiarem o combate aos incêndios florestais.

PSD questiona se militares têm equipamentos para combater fogos
Notícias ao Minuto

16:04 - 13/04/18 por Lusa

Política MDE

Numa pergunta entregue hoje no parlamento, os deputados do PSD Bruno Vitorino, Pedro Roque, Luís Pimentel e Duarte Marques referem que os militares das Forças Armadas têm sido chamados a participar em operações de apoio ao combate e rescaldo "sem o mínimo de formação e sem equipamentos adequados".

"Em 2017, tivemos os terríveis incêndios que foram dramáticos para o país, onde, mais uma vez, os militares foram chamados a intervir, ainda sem a formação e os equipamentos adequados", assinalam.

No texto, os deputados referem ter tido conhecimento de que "parte do material" comprado para equipar os militares das Forças Armadas naquelas operações "começou finalmente" a chegar ao Exército "estando ainda muito por entregar nas respetivas unidades".

"Dá o Governo as garantias necessárias de que os militares terão todas as condições de segurança para desempenhar as missões que lhe forem confiadas no âmbito do envolvimento das Forças Armadas da vigilância, combate e rescaldo aos incêndios florestais?", questiona o PSD.

Os deputados perguntam também "quando se prevê a entrega do material em falta" e se o ministério da Defesa considera que o material "agora adquirido é suficiente".

No texto, os deputados do PSD referem que após os incêndios florestais de 2016, em que "militares foram destacados para ações de combate e rescaldo sem o mínimo de formação e sem equipamentos adequados", vários "responsáveis políticos e do Exército afirmaram que esta situação era inaceitável, e teria de ser resolvida de imediato".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório