Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Costa, o sobrevivente que mostrou "alternativa à ideia de que não a há"

A nova edição da revista The Economist destaca os resultados alcançados pelo Governo de António Costa ao fim de dois anos de funções, considerando que a social-democracia está a patinar em toda a Europa, "exceto em Portugal". Costa "mostrou que existe alternativa à ideia de que não há alternativa"

Costa, o sobrevivente que mostrou "alternativa à ideia de que não a há"
Notícias ao Minuto

11:48 - 13/04/18 por Lusa

Política The Economist

No artigo que esta semana dedica a Portugal, cuja versão impressa vai para as bancas no sábado, a The Economist aponta o país como "um pequeno milagre no Atlântico", registando um turismo em acelerado crescimento como resultado da instabilidade internacional e um 'boom' ao nível das 'startups'.

Primeiro, de forma resumida, conta-se como foi o processo de formação do atual Governo minoritário socialista, apoiado no parlamento por "dois partidos da esquerda radical" (uma alusão ao BE e PCP), depois de o PS de António Costa ter perdido as eleições legislativas de 2015 para a coligação de centro-direita (PSD/CDS-PP).

Segundo a revista, com a formação da 'geringonça', os credores temiam que "um Governo esquerdista afastasse os investidores", através da aplicação de uma política económico-financeira "despesista".

"Dois anos depois, porém, a engenhoca, a geringonça, não só não caiu como se está movendo. Foram revertidos os cortes salariais [do período da troika], as empresas estão a criar empregos a bom ritmo, os investidores estrangeiros procuram oportunidades de negócio e as finanças públicas apresentam indicadores saudáveis" em termos de sustentabilidade, é referido.

Notícias ao MinutoEis o cartoon que ilustra o artigo publicado sobre o Governo português© The Economist

Sobre esta evolução de Portugal desde dezembro de 2015, o primeiro-ministro afirma à revista britânica que o seu Governo "mostrou que existe alternativa à ideia de que não há alternativa".

Já no que se refere ao conjunto de partidos que suportam o executivo minoritário socialista, António Costa volta a rejeitar a ideia de "grande coligação ao centro".

Para o primeiro-ministro, os governos tipo Bloco Central, em geral, favorecem as correntes populistas, porque sinalizam aos eleitores que as escolhas entre as forças políticas tradicionais europeias são superficiais em termos de alternativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório