Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Rui Esteves, protegido pelos socialistas até ao limiar do escândalo"

A antiga ministra da Cultura não poupou nas críticas ao ex-comandante operacional nacional da Proteção Civil.

"Rui Esteves, protegido pelos socialistas até ao limiar do escândalo"
Notícias ao Minuto

10:15 - 13/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Teresa Morais

Rui Esteves era o comandante operacional nacional da Proteção Civil aquando dos incêndios de Pedrógão Grande. Após a tragédia, o profissional foi alvo de várias críticas e acabou por deixar o cargo na sequência de uma polémica sobre a sua licenciatura.

Meses depois, Rui Esteves foi contratado por Joaquim Mourão, um histórico socialista, para prestar assessoria técnica na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, um contrato na ordem dos 35 mil euros.

Esta notícia caiu como uma ‘bomba’ na opinião pública e, em especial, no seio da oposição.

Teresa Morias, ex-vice-presidente do PSD, recorreu às redes sociais para mostrar o seu desagrado para com a contratação de Rui Esteves.

A social-democrata escreve que “este é o homem que, enquanto comandante operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil, ficou em Lisboa enquanto o número de mortos crescia em Pedrogão”, tendo sido também o “homem que, numa reunião com uma delegação do PSD, em 19 de Junho de 2017, ainda não tinha compreendido como é que os bombeiros de Castanheira de Pêra tinham ficado gravemente queimados se o carro em que seguiam não se tinha incendiado”.

Mas as críticas não ficam por aqui. Teresa Morais acusa Rui Esteves de não ter percebido como morreu o bombeiro Gonçalo Conceição e de “só” ter comparecido para o seu funeral.

“Este é o homem que, sendo comandante da Proteção Civil, era também diretor do aeródromo de Castelo Branco”, acrescenta, antes de rematar: “Este é um dos homens protegidos pelos socialistas até ao limiar do escândalo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório