Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Não conheço quem defenda eutanásia que não defenda cuidados paliativos"

Deputada socialista é a favor da despenalização da eutanásia, um projeto que a bancada do PS pretende aprovar até junho.

"Não conheço quem defenda eutanásia que não defenda cuidados paliativos"
Notícias ao Minuto

08:00 - 13/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Isabel Moreira

No dia em que o presidente do PS disse que a bancada socialista planeia aprovar, até junho, um projeto para a despenalização da eutanásia, afastando a possibilidade da realização de um referendo, a deputada Isabel Moreira expressou, mais uma vez, o seu ponto de vista nas redes sociais.

Numa publicação feita na sua página do Facebook, a deputada socialista diz acreditar que se houvesse um referendo o “sim à eutanásia sairia vencedor”. No entanto, frisa que “não é boa ideia referendar direitos fundamentais”.

Nesta senda, Isabel Moreira faz questão de frisar que cuidados paliativos e eutanásia “são questões diferentes”.

“Não conheço nenhum defensor da eutanásia em circunstâncias excepcionais que não defenda os cuidados paliativos”, escreve, defendendo que o “doente deve ser informado de todos os cuidados ao seu dispor caso queira pedir auxílio para morrer numa situação de doença fatal e com mais requisitos que estarão previstos na lei (se for aprovada)”.

Posto isto, a deputada do PS considera que “não há duas barricadas imaginárias constituídas por quem defende e por quem não defende os cuidados paliativos”, e explica que a sua “insistência” nesta questão prende-se com o facto de saber que “esta vai ser a forma de tentar confundir o debate”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório