Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Como é possível que a Saúde esteja dependente de critérios de Finanças?"

No frente-a-frente desta quarta-feira entre Ana Catarina Mendes e Luís Montenegro, a Saúde foi o tema central do debate.

"Como é possível que a Saúde esteja dependente de critérios de Finanças?"
Notícias ao Minuto

08:45 - 12/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Luís Montenegro

Numa semana em que se ficou a saber que o serviço de oncologia pediátrica do Hospital São João, no Porto, não tem condições para albergar os pacientes, havendo crianças a fazerem quimioterapia nos corredores do serviço, Ana Catarina Mendes e Luís Montenegro discutiram o tema no programa 'Xeque-Mate' da TVI24.

O ex-deputado social-democrata questionou “como é que é possível que um esteio fundamental do Estado Social, como é a Saúde, esteja só dependente de critérios de Finanças?

Na resposta, a secretária-geral adjunta atirou que o problema no hospital portuense “existe há oito anos e durante quatro anos nada foi feito”.

“Mas o que interessa é: há ou não há mais investimento na Saúde?”, questionou para dar a resposta de seguida: “Houve um aumento de 13% quando vocês retiraram mil milhões de euros à Saúde e, com isso, desinvestiram na Saúde. Nós apostámos em cerca de 9 mil profissionais… Nós estamos a fazer o que podemos para equilibrar as contas públicas”.

Nesta senda, Luís Montenegro sublinhou que o “protagonista dessa recuperação chama-se Paulo Macedo”, lembrando que é “precisamente a mesma pessoa em quem Mário Centeno não confia pelo trabalho financeiro que fez à frente do Ministério da Saúde, mas que depois convida para ser presidente da Caixa Geral de Depósitos”.

“Isso não é ser credível. Isso é partidarite”, atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório