Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

PS diz estar "encaminhada" solução para oncologia pediátrica do São João

O PS considerou hoje "preocupante" a situação na unidade pediátrica de oncologia do Hospital de São João do Porto, mas adiantou estar "bem encaminhada" a concretização pelo Governo de um investimento de 22 milhões de euros.

PS diz estar "encaminhada" solução para oncologia pediátrica do São João
Notícias ao Minuto

20:31 - 10/04/18 por Lusa

Política Declarações

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo deputado socialista António Sales na sequência de queixas de pais de crianças com doenças oncológicas sobre a falta de condições de atendimento dos seus filhos em ambulatório e também na unidade do 'Joãozinho' para onde as crianças são encaminhadas quando têm de ser internadas no Centro Hospitalar de São João.

O presidente do Hospital de São João, no Porto, afirmou mesmo que as condições do atendimento pediátrico são "indignas" e "miseráveis", lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

Na Assembleia da República, o dirigente socialista António Sales disse que o PS "está muito preocupado" com a situação, já que se trata "de crianças com patologia oncológica, mas também de profissionais de saúde que trabalham em condições menos boas".

"Nos fóruns próprios e junto dos órgãos próprios, o Grupo Parlamentar do PS fará pressão para que esta situação seja resolvida o mais depressa possível. Sabemos que está bem encaminhada a solução, quer por parte do Ministério da Saúde, quer por parte do Ministério das Finanças", referiu o deputado socialista eleito pelo círculo de Leiria.

Interrogado se já há autorização para a realização do projetado investimento nesta unidade especializada do Hospital de São João do Porto, António Sales recusou-se a dar pormenores, dizendo apenas que, "da parte [do Ministério] da Saúde, as coisas estão muito bem encaminhadas".

"Da parte das Finanças não posso ainda fazer essa afirmação. Mas a muito breve trecho tudo também estará resolvido pelas Finanças. Está em causa desbloquearem-se 22 milhões de euros para esta nova ala pediátrica do hospital", completou.

Perante a insistência dos jornalistas sobre se existe ou não 'luz verde' do Ministério das Finanças para a concretização do investimento, o deputado do PS respondeu: "Tenho a garantia que, por parte das Finanças, serão feitos todos os esforços para poder colmatar esta lacuna relativamente ao Hospital de São João".

Depois, António Sales respondeu às críticas hoje feitas ao Governo pelo PSD e CDS-PP, começando por dizer que, "ao fim de dez anos, finalmente, este Governo vai resolver este processo".

"É para nós estranho que a oposição explore agora esta situação, até porque terá provavelmente conhecimento prévio que esta situação está prestes a ser resolvida", alegou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório