Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

PCP chama ministro ao Parlamento sobre crianças com cancro no Porto

O PCP vai requerer a audição parlamentar urgente do ministro da Saúde e da administração do Hospital de São João, no Porto, sobre as condições de funcionamento do atendimento de crianças com cancro naquela unidade hospitalar.

PCP chama ministro ao Parlamento sobre crianças com cancro no Porto
Notícias ao Minuto

16:43 - 10/04/18 por Lusa

Política Carreira

A deputada comunista Carla Cruz prometeu também ir "focar todas as questões de investimento necessário fazer ao nível de infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde (SNS)" durante a referida audição ao responsável pela tutela, requerida com "carácter de urgência".

"Esta situação é a prova de que a opção central não pode ser a redução do défice, mas a recuperação do investimento público e resolver os problemas das pessoas e mostra a sua premência e urgência, depois de quatro anos de governação PSD/CDS em que houve um decréscimo acentuado no investimento público que degradou a resposta pública, quer no SNS, quer na educação", disse.

O presidente do Hospital de São João, no Porto, admitiu esta terça-feira que as condições do atendimento pediátrico são "indignas" e "miseráveis", lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

Foram noticiadas queixas de pais de crianças com doenças oncológicas sobre a falta de condições de atendimento dos seus filhos em ambulatório e também na unidade do 'Joãozinho' para onde as crianças são encaminhadas quando têm de ser internadas.

A parlamentar do PCP assegurou que o ministro das Finanças, com audição conjunta prevista para quarta-feira, pelas comissões parlamentares de Saúde e de Finanças, será igualmente questionado sobre este assunto, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório