Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Detenção de Lula “é um novo patamar do golpe político” no Brasil

O ex-primeiro ministro José Sócrates considera que a prisão de Lula da Silva é “ilegal” e “inconstitucional”.

Detenção de Lula “é um novo patamar do golpe político” no Brasil
Notícias ao Minuto

09:45 - 09/04/18 por Melissa Lopes

Política José Sócrates

Debruçando-se sobre a detenção do antigo presidente do Brasil, Sócrates afirmou, este domingo, no Jornal da Noite da TVI, que foi retirado a Lula “aquilo que é uma proteção constitucional válida para todos os cidadãos brasileiros: todos são inocentes até uma sentença transitar em julgado”.

“O que assistimos ontem [no sábado] foi um ato de violência política contra Lula da Silva”, ajuizou o ex-primeiro ministro português, também ele envolvido num processo judicial, a operação Marquês.

“Duvido muito que, com uma prisão ilegal e inconstitucional, o Brasil não venha a ter de se arrepender de olhar para o seu Estado que meteu na prisão um antigo presidente de forma absolutamente violadora das regras constitucionais", disse Sócrates, para quem estamos agora num “novo patamar do golpe político” iniciado há dois anos.

“Há muitos que consideram que a prisão de Lula da Silva é, digamos assim, a segunda parte do golpe parlamentar de há dois anos. Pois eu estou convencido que é, não só a segunda parte, com um novo patamar do golpe político”, sublinhou, distinguindo as duas fases.

“Se, no primeiro momento podemos dizer que começou a utilização da justiça como instrumento para perseguir um adversário político, uma guerra através da justiça para perseguir um adversário político, com a detenção de Lula não se trata apenas de obter o triunfo sobre o adversário, trata-se de eliminar, aniquilar o adversário, trata-se de o transformar no inimigo absoluto. É isso que tem acontecido no Brasil”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório